quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Discussão: castrar ou não?

X

  Discussão: Castrar ou não?

É uma discussão muito comum, afinal, os donos de gatos às vezes ficam indecisos quanto a isso. Apesar de eu já ter minha opinião formada sobre isso, é sempre bom olhar os dois lados, afinal, estamos em uma "discussão", onde os lados "bom e "ruim" de cada uma será mostrado.
A castração é algo muito importante para quem tem um gato, afinal evita crias indesejadas e que, normalmente, são abandonadas por donos irresponsáveis. Então deve-se saber que se você não pretende ficar com esses filhotes que nascem, castre seu gato, porque gatos abandonados, o mundo já tem de sobra. E se todos os donos que não vão cuidar castrassem seus gatos não existiriam tantos assim. Mas, alguns donos gostam de ter um filhote de seu gato, para quando seu gato morrer, ter um gatinho dele. Se o dono tiver condições de dar atenção, amor, carinho e SUSTENTAR esses filhotes e seu gato junto, aí sim é algo a se pensar. Muitos não sabem, mas a castração evita também algumas doenças para sua gata. Mas, aí é com o dono mesmo, responsabilidade é fundamental para decidir. Uma dica: se for castrar, o ideal é que seja logo no começo da vida, a partir dos 6 meses seu gato já pode ser castrado!
E você, qual é a SUA opinião?

4 comentários:

  1. Eu estava conversando com uma Blogueira que falou sobre esse assunto esses dias.

    Falei para ela que castrei minha atual gata com muita dor no coração.

    A Kisa minha primeira gata, permite que ela tivesse cria, e cuidei de todos os filhotes e tive uma época tão linda e saudosa que a partir desse momento castrar os filhotes como a minha atual gata (Chii ) se tornou uma tortura...

    Sei da importância de castrar um pet. tanto pela gravidez indesejável quanto para a saúde.

    Mas quando você sempre cuida do seu felino? e não permite que ele fuja ou saia sem suervisão?

    Eu acho desnecessário. mas como expliquei a ela. Faço por saber da importância (ja descrita) mas não concordo.

    No final quem ta perdendo são nossos pets que não poderão perpetuar a especie.

    ResponderExcluir
  2. Adotei 2 BBs lindooosss um já é adolescente TOM e a MEL que tem uns 3 meses...fui na zoonose de SP, perto do Cpo. de Marte, vou castrá-los gratuitamente em uma clínica veter. particular na 2ª quinz. de nov. acho que devemos castrar o qto. antes!! Benefício p/os bichanos e p/ os donos!!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Lá em casa os 13 gatos são castrados. Na nossa opinião isso é melhor para os animais e para os donos.

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Sou veterinária e tenho 3 gatos machos. Castrei os 3. Infelizmente foi necessário, pois apesar de morar em apartamento, eles começaram a brigar quando chegaram aos 6 meses de idade. Estava insuportável criá-los com tantas brigas. Depois que castramos eles se acalmaram e voltaram a viver em harmonia.
    O importante é lembrar que a castração evita brigas, crias indesejadas, mas que o animal vai precisar de cuidados pois seus hormônios vão alterar, ele vai engordar. O ideal é sempre acompanhar direitinho.
    Outra coisa, sou contra ao uso de vacina em gatas. O risco tanto de gatas como cadelas de desenvolverem tumores de mama é grande. Muitas vezes o animal já está prenhe e depois da vacina acaba tendo um infecção uterina.
    Minha mãe sempre deu a vacina na gata dela (por 9 anos), relutava em operar com pena. Este ano a gatinha teve tumor de mama 2 vezes e passou por duas cirurgias.
    Bjs

    ResponderExcluir