sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A Vet. Responde

           A Vet. Responde

Mal hálito
Bom dia!

Adoro a revista, não perco um só dia!
Gostaria de saber se é normal os gatinhos terem mal hálito, é que 3 dos meus 8 gatos estão com um hálito muito forte, eles andaram doentinhos e tomaram Flotril e Azium, pode ter alguma ligação? Os remédios foram administrados em comprimido. Hoje eles estão ótimos, mas o mal hálito nos 3 me intriga um pouco,eles tomaram os remédios por 5 dias e parei quarta-feira dia 29, dei também Dontral à 2 dias à todos , mas só os que tomaram os outros remédios é que estão com mal hálito igual nos 3.O que posso fazer? Vai passar sozinho?
Agradeço antecipadamente!
Branca.
*************************
Oi Branca!
O mal hálito pode ter várias causas, uma das principais é a doença periodontal (tártaro, gengivite...) só o veterinário pode identificar e tratar adequadamente! em alguns casos é necessário fazer a limpeza dos dentinhos!!
Outra causa comum é a insuficiência renal, o animal com aumento de uréia no sangue fica com um hálito forte também! acho que seria importante voltar no veterinário que os atendeu pra que ele possa avaliar a boquinha e se for necessário fazer exames de sangue para avaliar a função renal!!

Reforço Positivo
Olá!
Tenho uma gatinha de uns 7 meses, e ela é tudo de bom, super educada, não faz xixi fora do lugar, não rouba comida de cima da mesa ou fogão. O meu grande problema é que todo dia em torno de 6:00 da manhã ela começa a miar sem parar, se eu abro a porta do quarto para ela entrar, ela fica fazendo bagunça, querendo brincar, morder as coisas, se tiro do quarto mia sem parar, e isso me incomoda muito, pois acorda todos da casa, e como moro em apartamento tenho medo que incomode vizinhos também, e às 6:00 da manhã falta ainda 1:30 para eu levantar. Então ela acaba interrompendo meu sono, eu fico mal humorada, pois vou domir super tarde.
Não entendo por que ela tem essa atitude, é só neste horário, depois que levanto ela deita e dorme na minha cama, é incrivel. Ela é saudavel, brincalhona, come bem e recebe todo o carinho do mundo, tem brinquedinhos, levanto de madrugada para abrir a torneira para ela tomar água, pois ela não gosta da água do pote, não quero me desfazer dela, mas o restante da minha família se incomoda muito pelo fato de ela querer acordar a todos às 6:00 da manhã. Queria saber algum procedimento para educá-la nesta questão, pois não quero fazer algo que traumatize minha gatinha.
Muito obrigada
Kássia.
*************************
Oi Kássia!

Parece que sua gatinha já "adestrou" você....rs
Isso é o que chamamos de reforço positivo,ou seja, ela mia você abre a porta. E ela sabe disso!
Mesmo que você brigue com ela, de alguma forma ela quer sua atenção e consegue! O simples fato de ignorar vai fazer ela parar com isso.. sei que nos primeiros dias vai ser difícil, mas procure simplesmente ignorar, fingir que nada está acontecendo, que você não está ouvindo ela miar. Ela vai miar mais alto, mais alto e vai chegar uma hora que ela percebe que não adianta e vai parar... em alguns dias ela perde o costume!
Deixe brinquedos, petiscos, coisinhas a vontade pra ela se distrair... amarre cordinhas, coloque ratinhos com cat nip e essas coisas.

Tem uma dúvida sobre gatos? Mande para a Vet. Beatriz Mattes! revistagatosecia@hotmail.com
dúvidas que nescessitem de atendimento veterinário não serão respondidas!

Um comentário:

  1. Obrigada por postarem as fotos dos meus filhos fefe e mimo,eles não são lindos......

    ResponderExcluir