sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Preconceito com gatos pretos?! parte 2

Preconceito com gatos pretos?! parte 2

Já públicamos uma vez uma matéria como uma discussão, que pedia a opinião dos nossos leitores. "Preconceito com gatos pretos ainda existe?"(ed. 2 - Março). E aí resolvi fazer uma pesquisa sobre preconceito com gatos pretos, se ainda existe, se já acabou, veja o resultado!

Resultado da Discussão:

"Claro que sim e como!!

Tenho uma preta linda, a Cristal. A adotamos na Zoonoses e lá mesmo quando chegamos falaram: só temos gatinhos pretos, acho que você não vai querer, mas era exatamente o que EU queria!! Mas na época até minha vizinha ficou receosa pelo fato dela ser
preta.
Santa ignorância!!!" - Nana

 "EU AMO GATOS PRETOS! E por coincidência  apareceu um no meu telhado... e advinha? Já faz 3 meses que ele mora comigo e deixa os meus dias mais felizes.... FRED eu te amo!!!!!!!!!!!!!" - Aninha

"Eu também tenho um gato preto, ele só me trouxe sorte! Foi o melhor animal que já tive, muito obediente e espertinho, se chama Salem." - Lara Sampaio

PS: resultados da discussão retirados dos comentários da matéria da ed. de Março.

Além dos resultados da nossa discussão, por redes sociais também pôde ser feita uma pesquisa. No Orkut, procurando "Gatos pretos" você pode achar as comunidades a seguir:

"Gato Preto dá sorte"
"Gato preto? azar é não ter um!"
"Gato Preto traz sorte! ^.^"
"#Odeio quem odeia gato preto #"

Além dessas comunidades, muitas outras podem ser achadas procurando por  "Gato preto", e por sorte, não achamos nenhuma comunidade ofendendo os gatinhos pretos, nem falando que eles dão azar!


Apesar de atualmente os resultados serem positivos quando ao preconceito com gatos pretos, mostrando grande diminuição do preconceito, ainda assim não podemos nos iludir achando que ele não existe mais. Infelizmente ainda existem pessoas preconceituosas e ignorantes, ou até maldosas que usam o fato de alguns acharem que gatos pretos dão azar como desculpa para maltratá-los. O que realmente tem ajudado a diminuir é a
informação, essas campanhas contra o preconceito, tudo isso contribui com o fim do preconceito. Eu mesma, pessoalmente, tenho uma gata preta, a Mimi(é um nome comum para gatos pretos, mesmo sem eu saber, quando procurei existe até comunidade que diz que a gata preta se chama Mimi). Enfim, a Mimi que só me trouxe sorte, é um dos exemplos desses gatinhos inocentes, como todos os outros, que só dão carinho e amor... e sorte!  

4 comentários:

  1. às vezes nem precisa ser preto, basta ser gato...
    existe mta ignorancia ainda em relacao aos gatos, por mais que eles estejam agora num momento pop.
    mas eu sinto que de uns tempos pra cá esse preconceito contra gatos pretos tem diminuído. claro que nao desapareceu, mas diminuiu. assim como o preconceito contra gatos. pelo menos estamos caminhando rumo a coisas boas, nao está havendo retrocesso.

    ResponderExcluir
  2. Sempre são os últimos a serem adotados. As pessoas tem grande preconceito. Mas só muda a cor da pelagem, e mais nada. Bjks

    ResponderExcluir
  3. Na falta de um.... tenho 3!!!!! rs.. São M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O-S !!!! Amo os 3 igualmente e incondicionalmente... são meus bebês eternos... carinhosos (ao modo deles) e muito, mas muito engraçados... são seres vivos como qq outro,merecem respeito e tem direito a vida digna como tds nós.. Não me vejo sem eles e não os vejo sem mim (não no sentido egoísta, mas em querer proteger) e procuro nem pensar nisso...

    ResponderExcluir
  4. Tenho 12 gatos ao todo, mas tenho apenas uma pretinha, a Blackie! Ela é a mais parecida com gente, é a minha preferida e é nota 10. Nunca tive preconceito não, mas sei ta gente que tem, e tá certo o que a sarah disse: o maior preconceito é contra gatos e não só os pretos! Pode ver em todos os filmes de bichinhos, quem são os vilões??? gatos!

    =^_^=

    ResponderExcluir