domingo, 14 de novembro de 2010

LivroGato

LivroGato

Amando os gatos com todas as letras


Sinopse:
Este não é um livro bom pra cachorro. Sá fala de gatos. Todos os autores dos contos aqui contidos têm o ponto de vista felino nas linhas que contam as emoções de quem vive com esses seres de quatro patas. Os contistas são de profissões as mais variadas - têm até contistas profissionais aqui - mas todos especialistas no mesmo gosto de gostar de gatos. Daí, o nome adequado para o livro: "Amando os gatos com todas as letras".

Alguns contos trazem mistérios, como fica bem em histórias de gatos; outros carregam lembranças de fatos e gatos, inclusive dos que já se foram. E todos passeiam nos telhados das imaginações de seus autores, como você verá nas páginas que seguem as trilhas das patas dos gatos.

Neste livro bom para cachorro que quer conhecer as artimanhas de seu mais notório inimigo, há também poesia - e, naturalmente, poetas, que se inspiram em gatos, essas criaturas silenciosas, que passam boa parte de suas, lamentavelmente, curtas vidas, dormindo no ponto - que pode ser um sofá, um tapete, os chinelos do dono ou da dona da casa. Ou o olho da rua, onde vive a maioria dos mais espertos gatos.

Dizem as más línguas - certamente de cachorros - que os gatos não gostam de seus donos, mas das casas onde moram. Pois quem tem gato em casa, sabe o quanto esse boato - de uns ratos - é uma mentira nascida na inveja, como tantas outras inventadas contra os melhores amigos do homem - e da mulher , do menino e da menina também, e aqui estão de prova os contistas: veja

"O Amigo Final", de Aguinaldo Silva; "Téo", de Anna Maria Tagliavini; "Ode a um Dia Felino", de Bia; "O Sótão do Gato Franz", de Cidinha Souza Pinto; "Quarta-feira de Cinzas", de Cláudio Cavalcanti; "O Gato Curioso" e "O Gato é Independente", de Ferreira Gullar; "O Simbolismo do Gato", de Franklin Chang; "Poupette", de Glorinha Santos; "Minha Gata", de Guilherme M. Ramalho; "Duas Paixões", de Heloisa Seixas; "Minhas Feliníssimas Meninas", de Liliana Ottanelli; "The Naming of Cats", de Marco Lucchesi; "Só Duas Vezes", de Maria Lúcia Frota; "Ouvir e Entender os Gatos", de Roberto Gáudio; "Gatos", de Sônia Hirsch; "Nise - A Scintilla" de Vera Macedo; e "O olho do Gato", de Múcio Bezerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário