segunda-feira, 1 de março de 2010

Scottish Fold: Orelhas curvadas para trás chamam a atenção.

Foto: Gatil Legato.

Scottish Fold: Orelhas curvadas sobre o crânio chamam a atenção.

Participação: Nesta edição tivemos a participação de Ana Cláudia Andrado(do Gatil Legato) e de Ana Maria Miragaya( do Gatil Cat Place), por isso esta é uma matéria mais que especial. Aproveito para agradecer as duas pela participação e por responder nossas perguntas. 

Sobre ele:

A principal característica dessa raça são as orelhas dobradas sobre o crânio, o que dá a raça Scottish Fold um charme e beleza únicos.
É um gato dócil, sociável e pacífico. É um excelente caçador. Ama a companhia humana, é muito carinhoso e brincalhão.
É a companhia ideal para pessoas de todas as idades e geralmente convive muito bem com outros animais de estimação, incluindo cães. Seu pelo é curto e denso como o do British Shorthair.


Highland Fold:

Highland Fold ou apenas Scottish Fold Longhair, essa é uma variação da raça Highland Fold que possui pelo semilongo.
Foto retirada da internet.

História: Em 1951, apareceu um filhote com orelhas dobradas numa ninhada que nasceu de uma gata de fazenda. Originários das cercanias de Coupar Angus, na Escócia, esses gatos tornaram-se desde então conhecidos como Scottish Folds ("Pregas Escocesas"). A gata original, chamada Susie, deu à luz um outro filhote branco, também de orelhas dobradas. Foi então que um pastor local, chamado William Ross, decidiu estabelecer toda uma nova raça com as características orelhas dobradas. Começou com esse filhote, que foi chamado Snooks.
Foto: Gatil Legato.
Fonte: Pet Friends(http://www.petfriends.com.br/)

Perguntas Respondidas:

Nesta edição temos a participação de:
Ana Cláudia Andrade - Gatil Legato
&
Ana Maria Miragaya - Gatil Cat Place.


Como é o comportamento de um Scottish Fold?
GL (Gatil Legato) - O Scottish Fold é um gato muito brincalhão e companheiro. Gosta muito de crianças e outros animais. Não é um gato "miador" e nem bonachão. Mas também não chega a ser agitado.
GPC (Gatil Cat Place) - Os gatos Scottish Fold apresentam um temperamento afetuoso, sendo muito carinhosos e brincalhões, com adultos e crianças, e com outros gatinhos também. Adoram a vida em família, e têm um miado muito suave e baixinho, mas não são falantes: miam em ocasiões muito especiais. São companheiros ideais, tolerantes com outros animais e extremamente agradáveis. Os exemplares dessa raça não são do tipo de ficar pedindo colo. Alguns se mostram mais dependentes, procurando estar sempre junto do dono. Outros são mais ‘na deles’, mas fazendo questão da presença do dono. Os gatos dessa raça não são extrovertidos, mas também não são arredios. Tendem, entretanto, a olhar os estranhos de longe. Se os visitantes forem receptivos, eles até aceitam carinhos, mas se forem pessoas muito agitadas os gatinhos chegam a se esconder, mas isso depende muito de como os gatinhos são treinados pelos donos. Os Scottish Fold não são gatos ‘parados’, nem agitados como se vê em outras raças felinas. Tem um perfil de comportamento moderado. O mais importante, porém, como em qualquer outra raça, ou outro animal, é que cada indivíduo tem sua personalidade e cabe ao dono conhecer seu bichano e amá-lo como é, pois é único.GCP (Gatil Cat Place) - Ficam muito encantadas com a beleza, a inteligência, a meiguice e a docilidade dos gatinhos. As orelhas dobradas são um charme, quer seja o Scottish Fold de pelo curto e o Scotish Fold de pelo longo, ou Highland Fold. Os filhotes são muito ativos e adoram correr, chamando atenção de todos com sua agilidade, especialmente correndo atrás das bolinhas e interagindo com todos.


                             O que as pessoas dizem quando veem a raça em seu gatil?    
GL (Gatil Legato) - Acham engraçadinhos pelo fato de terem as orelhas dobradas. 
Geralmente perguntam: Onde estão as orelhas desses gatos?    
GCP (Gatil Cat Place) - Ficam muito encantadas com a beleza, a inteligência, a meiguice e a docilidade dos gatinhos. As orelhas dobradas são um charme, quer seja o Scottish Fold de pelo curto e o Scotish Fold de pelo longo, ou Highland Fold. Os filhotes são muito ativos e adoram correr, chamando atenção de todos com sua agilidade, especialmente correndo atrás das bolinhas e interagindo com todos.


                                 Quais são as características de um gato desta raça?
GL (Gatil Legato) - A principal característica física são as orelhas viradas para frente e para baixo. Compormentalmente, é o apego e fidelidade ao dono.
GCP (Gatil Cat Place) - Também chamado de Coupari pelos canadenses, a raça também já teve outros nomes, como ‘flops’. As características dos gatos Scottish Fold (‘pregas ou dobras escocesas’) não se diferenciam muito das características dos British Shorthair, raça com a qual os Scottish se acasalam. O gato Scottish Fold parece também ser o companheiro ideal para pessoas que têm o estilo de vida urbano de hoje em dia, com muito trabalho e correria. Ele se adapta muito bem à vida em apartamento e parece também ser a companhia recomendada para pessoas muito ocupadas e que não dispõem de muito tempo para escová-lo ou para lhe dar atenção, pois tende a ser mais independente e mais reservado. Os gatos da raça Scottish Fold apresentam porte compacto, robusto e bem redondo, cabeça redonda, testa curvada, olhos grandes e redondos, nariz largo e curto. As orelhas dobradas são a marca registrada dessa raça. Elas devem ser dobradas para frente e para baixo, com pontas arredondadas e com inserção não muito alta, como se fossem um ‘gorro’. Esta característica começa a aparecer nos gatinhos somente depois da terceira semana de vida. Eles têm pelo curto, espesso, muito denso, como se fosse pelúcia. As orelhas podem apresentar uma, duas ou até três dobras. Há também o Scottish Fold de pelo semi-longo, também chamado de Scottish Fold Longhair ou Highland Fold, considerada uma raça à parte por algumas confederações. Uma curiosidade é que muitos gatinhos Scottish Fold têm o hábito curioso de se sentar ou deitar em posições muito estranhas – de barriga para cima, sentados como ‘Budas”, esticados no chão com a barriga para baixo, e aqui no gatil têm também a mania de cruzar as patas dianteiras.


                                            É uma raça já muito procurada em seu gatil?                    


GL (Gatil Legato) - Sim, é a raça que eu crio. Foram anos divulgando a raça, mas hoje já se tem uma boa procura dela no Brasil.
GCP (Gatil Cat Place) - Sim. Já há muitas pessoas que só desejam um gatinho Scottish Fold. O charme das orelhas dobradas, o porte robusto, a meiguice do olhar e a pelagem encantam quem os vê e lida com eles. Os filhotes são extremamente engraçadinhos e fofos, correndo pela casa, já a partir de um mês de vida, com o rabinho em pé e as orelhinhas dobradas.






                                  O que você diria aos nossos leitores que estão interessados em comprar um gato desta raça?
GL (Gatil Legato) - Não querendo ligitar em causa própria, mas para mim é a melhor raça de gatos que existe: são brincalhões, companheiros, gostam de crianças, são inteligentes, diferentes... tudo o que existe de bom!
GCP (Gatil Cat Place) - Diria que é um excelente investimento em companhia e felicidade!


                               O que mais te encantou no Scottish Fold?
GL (Gatil Legato) - As orelhas e o temperamento.
GCP (Gatil Cat Place) - A inteligência, a docilidade, a meiguice e o companheirismo, além, é claro, do porte, da beleza e da pelagem!


                             Quais são os cuidados necessários com a raça?
GL (Gatil Legato) - Os Scottish Fold são gatos muito fáceis de cuidar. Basta uma boa escovação ou banho uma vez por mês. Limpeza quinzenal das orelhas e cortes de unha. São gatos rústicos e ficam pouco doentes.
GCP (Gatil Cat Place) -  Os cuidados para com o Scottish Fold não se diferenciam muito dos cuidados com outros gatinhos: alimentação balanceada, de preferência com a utilização de uma boa ração super Premium, carne e frango cozidos, água fresca e limpa, escovação pelo menos a cada dois dias, se não puder ser todo dia, pois os gatinhos apreciam o carinho! Muitas brincadeiras e chamegos! As orelhas dobradas não exigem cuidados especiais.

                 Agradecimentos:

Ana Cláudia Andrade  - Gatil Legato
                             &
Ana Maria Miragaya - Gatil Cat Place


2 comentários:

  1. Qual o tamanho máximo desta raça? Quanto custa? Adoramos ele?!!!! Mas ficam sozinhos em casa na ausência dos donos?

    ResponderExcluir
  2. Photoluz

    Olá,consulte uma das criadores que participaram da matéria, elas vão saber te informar o que quiser saber sobre a raça.
    Abraços!

    ResponderExcluir