sexta-feira, 5 de março de 2010

O ronronado dos gatos: Saiba mais...

O ronronado dos gatos: Saiba mais...


Você sabia que o gato ronrona por vários motivos? O mais conhecido é para demonstrar satisfação, tranquilidade. Mas existem outros motivos para o gato ronronar. O gato também pode ronronar quando está enfermo ou assustado ou durante o cortejo e ato sexual, neste caso a fêmea ronrona continuamente.
Para as fêmeas gestantes o ronronar é muito importante porque durando o trabalho de parto, é através dos ronrones que elas orientam os filhotes que nasceram fracos, cegos, sem muito sentido auditivo ou olfato encontrem o lugar para mamar.
Nesses momentos, o ronronar também serve para atenuar o estresse da mãe.
Também após dois dias de nascidos, os gatinhos começam a ronronar enquanto mamam, eles fazem isso para que a mãe receba a informação de que o fluxo de leite está normal e correto e que tudo caminha bem.
Quando os filhotes ficam mais crescidos, a mãe utiliza os ronrones como forma de comunicação com a ninhada, criando, assim, uma estreita relação familiar de grande importância nas primeiras semanas de vida dos filhotes.
Já no caso dos gatos adultos o ronronar é um importante sinal de submissão de um gato frente a outro dominante, o que reduz as possibilidades de brigas entre os dois, como um sentimento de paz e reconciliação. Com os humanos o ronronar pode ser de agradecimento - quando recebe algo de seu agrado e estimulante - para obter aquilo que deseja.
Como você leu, existem vários tipos de ronrones, por diferentes motivos.
Todos os que desfrutam de um gato podem confirmar os efeitos calmantes de um gato ronronando no colo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário