segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Bengal: Gato doméstico, Aparência Selvagem!

Bengal: Gato doméstico, Aparência Selvagem!




História:

A história desta raça começou no início dos anos 60 quando Jean comprou um leopardo asiático (Felis bengalensis), felino selvagem originário da Malasia e India. Jean era graduad em genética e apaixonada por gatos. Ela teve ótima idéia de cruzar um leopardo com uma gata da raça American Shorthair. Deste cruzamento nasceram dois filhotes, mas só a fêmea, chamada de Kin Kin, sobreviveu (F1).
Em 1975, Jean conheceu o geneticista Willard Centerwall que já trabalhava com o cruzamento entre leopardos asiáticos e gatos domésticos na busca de um gene que imunizasse os leopardos contra a leucemia felina. Quando Willard terminou as suas pesquisas doou os gatosque nasceram desses cruzamentos e Jean ganhou cinco filhotes para ela. 
Curiosidade ou coincidência... Em uma viagem à Índia em 1984, Jean encontrou exemplares de gatos domésticos com marcações muito parecidas com as do leopardo asiático e levou um desses gatos com ela aos EUA.
Do cruzamento entre esse exemplar (Millwood Tory of Delhi) e suas fêmeas híbridas Millwood Praline, Millwood Pennybank e Millwood Rorschach( F1 descendentes do leopardo asiático Centerwall)  surgiu a raça Bengal. Em 1992, a raça Bengal foi reconhecida pela TICA( The Internacional Cat Association). 


 Bengal Silver:

Desde os primórdios da formação da raça Bengal, há registros de exemplares de Bengal Silver. Isto se deve ao fato de alguns gatos Silver das raças Egyptian Mau e Ocicat foram usadosno processo de hibridização . Alguns criadores tentaram por anos conseguir exemplares com características bem marcantes, mas somente no final dos anos 90 é que realmente apareceram os melhores Bengals Silver que se originaram de uma determinada linhagem americana e que contribuíram de fato para o reconhecimento da cor. Apesar de ser considerado ainda raro, atualmente existem criadores em vários países como: Canadá, Japão, Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Austrália, Noruega, Alemanha e outros. Ainda não se tem uma informação precisa sobre o número de exemplares Silver no mundo, mas é notório o crescente número de criadores e admiradores que se interessam pelos Silvers.
FOTO: Silverstorm Bengal Cattery



Participação: Gatil Kashmir Cats

Nesta edição teremos a participação especialissíma de Solange Mikail do gatil Kashmir Cats. Ela irá responder nossas perguntas sobre o Bengal e tirar algumas dúvidas que restaram à você quer comprar um gato Bengal ou quer conhecer mais sobre a raça. Confira!


RGC (Revista Gatos e Cia) - O que mais te encantou no Bengal?
Kashmir Cats - No primeiro momento a aparência selvagem. Quando conhecemos sua personalidade vimos que é tão encantadora quanto o seu visual.

RGC (Revista Gatos e Cia) - É uma raça já muito procurada em seu gatil?
Kashmir Cats - Sim, o bengal está "na moda" ultimamente.

RGC (Revista Gatos e Cia) - Quais são as principais características do Bengal?
Kashmir Cats - A pelagem exótica com a formação de rosetas, orelhas pequenas e arredondadas, ventre claro, corpo alongado.Quanto ao temperamento: é muito interativo. è o tipo de gato que vc joga uma bolinha e ele vai pegar e traz de volta como se fosse um cão. É facilmente treinado para andar na coleira e fazer agility, uma vez que eles adoram perseguir qualquer coisa que se mova. Gostam de descansar em lugares altos e de brincar com água.

RGC - (Revista Gatos e Cia) - É um gato nadador mesmo, é verdade?
Kashmir Cats - Não tivemos oportunidade de observar um bengal nadando pois não temos local para isso aqui no gatil. Oque temos é um laguinho muito raso, onde eles gostam muito de brincar com folhas que caem na água e ficam flutuando. Apenas uma vez tivemos um vaso que alagou e vimos nossa F2 dentro dele fazendo a maior festa com a água, ela estava praticamente submersa, só com a cabeça para fora.

RGC - (Revista Gatos e Cia) - Como é o comportamento de um Bengal?
Kashmir Cats - Muito carinhoso com o proprietário, gosta de ficar sempre por perto. Está sempre disposto à brincar.Ele vocaliza bastante (baixinho), é um gato "falante". Se vc dirige a palavra a ele, normalmente ele responde (ao jeito dele).

RGC - (Revista Gatos e Cia) - O que você diria a quem vai comprar um gato desta raça?
Kashmir Cats - Que é uma excelente escolha, não só pela beleza, mas também por ser um gato de fácil manutenção, praticamente não solta pêlos. Ele tem a pelagem com uma textura diferente, muito macia e agradável ao toque.Se for apartamento, cuidado com janelas e sacadas, devem ser telados.

RGC - (Revista Gatos e Cia) - São necessários muitos cuidados com a raça?
Kashmir Cats - Escovação uma vez por semana é sempre recomendado, mesmo às raças de pelo curto. Checar sempre as orelhas e banhos de vez em quando.

RGC - (Revista Gatos e Cia) - Quais são as principais vantagens em ter um gato dessa raça?
Kashmir Cats - É um pet diferente que é uma alternativa para as pessoas que admiram os animais selvagens, mas não querem tirar um animal destes da natureza e nem ter problemas relacionados à burocracia para a posse e nem com o manejo.























Créditos:

Gatil Kashmir Cats - bengals e savannahs
www.kashmircats.com - cat@kashmircats.com
Tels. (11) 9902-7507 / (11) 5093-3988

Por fotos e respostas às perguntas.

 Liz - Gatil Silverstorm Cats
http://www.silverstormbengals.co.uk/index2.asp?id=1

Por fotos de Bengal Silver

4 comentários:

  1. Eles sao magnificos!!! sonho em ter um deste mais nao tenho dinheiro para comprar, tenho muito amor maternal para dar carinho proteçao material e conforto.

    ResponderExcluir
  2. qual o valor de gato de raça bengal e ocicat;tem jeito de pagar no banco atraveis de boletas

    ResponderExcluir
  3. Tenho um gato bengal Silver. É fabuloso. Adoro-o e é recíproco. Ele olha pra mim com uma docilidade encantadora. É simplesmente irresístivel.

    ResponderExcluir
  4. Sou criadora da raça e posso afirmar que tudo o que foi dito na reportagem é correto... Bengals de "selvagem", somente a aparencia. São super apegados aos donos, so que precisam ser bem sociabilizados antes de seguirem para as novas familia, ou seja, a partir dos 30 dias, quando os filhotes já começam a demonstrar interesse pelo "mundo lá fora", tem que ter um convívio bem estreito com a familia humana. Os bebes que nascem lá em casa, tem a casa toda para eles, dormem no sofá e ficam convivendo direto com a familia humana. Esses gatos crescem confiantes e bem ativos. Qualquer contato, gatil.yaguarete@gmail.com

    ResponderExcluir