terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Banho de Horas: Saiba mais sobre o banho dos gatos

Banho de Horas: Saiba mais sobre o banho dos gatos!



Se você pensa que o banho de lambidas dos gatos, aquele banho que eles passam horas tomando é por pura limpeza, está enganado, além de ficarem limpinhos, os gatos também usam o banho de lambidas para muitas outras coisas, conheça quais:

- Para remover a poeira e a sujeira, além de restos da refeição
- Para alisar os pelos, fazendo com que se tornem uma efeciente camada de isolante térmico. Somente um pelo eriçado é um isolante muito pobre que e poderia expor o gato a um grande risco de saúde em tempos frios.
- Logo após entrar em contato físico com seu dono o gato senta-se e quase sempre começa a se limpar. Não é por nojo, ele faz isso porque precisa manter seus pelos lisos, retirar o cheiro do humano e fortalecer seu próprio cheiro.
- O ato repetitivo de lamber os pelos aumenta em muito a quantidade de saliva e sua evaporação funciona da mesma forma que a evaporação do suor sobre a nossa pele.  Quanto mais os gatos ficam expostos à luz solar mais eles lambem os pelos, o interessante é que eles gostam de ficar estirados no sol , não porque ficam mais quentes, mas porque a incidência da luz solar em seu pelo fornece vitamina D, essencial para a sua dieta.
- Quando os gatos estão alterados a lambeção aumenta, acredita-se que esta seja uma forma de aliviar o estresse.
- Por isso quando você ver seu gato tomando seu "banho de horas", saiba que além de limpeza, o gato usa o "grooming" para muitas utilidades importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário