História:
A história desta raça começou no início dos anos 60 quando Jean comprou um leopardo asiático (Felis bengalensis), felino selvagem originário da Malasia e India. Jean era graduad em genética e apaixonada por gatos. Ela teve ótima idéia de cruzar um leopardo com uma gata da raça American Shorthair. Deste cruzamento nasceram dois filhotes, mas só a fêmea, chamada de Kin Kin, sobreviveu (F1).
Em 1975, Jean conheceu o geneticista Willard Centerwall que já trabalhava com o cruzamento entre leopardos asiáticos e gatos domésticos na busca de um gene que imunizasse os leopardos contra a leucemia felina. Quando Willard terminou as suas pesquisas doou os gatosque nasceram desses cruzamentos e Jean ganhou cinco filhotes para ela.
Curiosidade ou coincidência... Em uma viagem à Índia em 1984, Jean encontrou exemplares de gatos domésticos com marcações muito parecidas com as do leopardo asiático e levou um desses gatos com ela aos EUA.
Do cruzamento entre esse exemplar (Millwood Tory of Delhi) e suas fêmeas híbridas Millwood Praline, Millwood Pennybank e Millwood Rorschach( F1 descendentes do leopardo asiático Centerwall) surgiu a raça Bengal. Em 1992, a raça Bengal foi reconhecida pela TICA( The Internacional Cat Association).
Desde os primórdios da formação da raça Bengal, há registros de exemplares de Bengal Silver. Isto se deve ao fato de alguns gatos Silver das raças Egyptian Mau e Ocicat foram usadosno processo de hibridização . Alguns criadores tentaram por anos conseguir exemplares com características bem marcantes, mas somente no final dos anos 90 é que realmente apareceram os melhores Bengals Silver que se originaram de uma determinada linhagem americana e que contribuíram de fato para o reconhecimento da cor. Apesar de ser considerado ainda raro, atualmente existem criadores em vários países como: Canadá, Japão, Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Austrália, Noruega, Alemanha e outros. Ainda não se tem uma informação precisa sobre o número de exemplares Silver no mundo, mas é notório o crescente número de criadores e admiradores que se interessam pelos Silvers.
Participação: Gatil Kashmir Cats
Nesta edição teremos a participação especialissíma de Solange Mikail do gatil Kashmir Cats. Ela irá responder nossas perguntas sobre o Bengal e tirar algumas dúvidas que restaram à você quer comprar um gato Bengal ou quer conhecer mais sobre a raça. Confira!
RGC (Revista Gatos e Cia) - O que mais te encantou no Bengal?
Kashmir Cats - No primeiro momento a aparência selvagem. Quando conhecemos sua personalidade vimos que é tão encantadora quanto o seu visual.
RGC (Revista Gatos e Cia) - É uma raça já muito procurada em seu gatil?
Kashmir Cats - Sim, o bengal está "na moda" ultimamente.
RGC (Revista Gatos e Cia) - Quais são as principais características do Bengal?
Kashmir Cats - A pelagem exótica com a formação de rosetas, orelhas pequenas e arredondadas, ventre claro, corpo alongado.Quanto ao temperamento: é muito interativo. è o tipo de gato que vc joga uma bolinha e ele vai pegar e traz de volta como se fosse um cão. É facilmente treinado para andar na coleira e fazer agility, uma vez que eles adoram perseguir qualquer coisa que se mova. Gostam de descansar em lugares altos e de brincar com água.
RGC - (Revista Gatos e Cia) - É um gato nadador mesmo, é verdade?
Kashmir Cats - Não tivemos oportunidade de observar um bengal nadando pois não temos local para isso aqui no gatil. Oque temos é um laguinho muito raso, onde eles gostam muito de brincar com folhas que caem na água e ficam flutuando. Apenas uma vez tivemos um vaso que alagou e vimos nossa F2 dentro dele fazendo a maior festa com a água, ela estava praticamente submersa, só com a cabeça para fora.
RGC - (Revista Gatos e Cia) - Como é o comportamento de um Bengal?
Kashmir Cats - Muito carinhoso com o proprietário, gosta de ficar sempre por perto. Está sempre disposto à brincar.Ele vocaliza bastante (baixinho), é um gato "falante". Se vc dirige a palavra a ele, normalmente ele responde (ao jeito dele).
RGC - (Revista Gatos e Cia) - O que você diria a quem vai comprar um gato desta raça?
Kashmir Cats - Que é uma excelente escolha, não só pela beleza, mas também por ser um gato de fácil manutenção, praticamente não solta pêlos. Ele tem a pelagem com uma textura diferente, muito macia e agradável ao toque.Se for apartamento, cuidado com janelas e sacadas, devem ser telados.
RGC - (Revista Gatos e Cia) - São necessários muitos cuidados com a raça?
Kashmir Cats - Escovação uma vez por semana é sempre recomendado, mesmo às raças de pelo curto. Checar sempre as orelhas e banhos de vez em quando.
RGC - (Revista Gatos e Cia) - Quais são as principais vantagens em ter um gato dessa raça?
Kashmir Cats - É um pet diferente que é uma alternativa para as pessoas que admiram os animais selvagens, mas não querem tirar um animal destes da natureza e nem ter problemas relacionados à burocracia para a posse e nem com o manejo.
Créditos:
Gatil Kashmir Cats - bengals e savannahs
www.kashmircats.com - cat@kashmircats.com
Tels. (11) 9902-7507 / (11) 5093-3988
Por fotos e respostas às perguntas.
Liz - Gatil Silverstorm Cats
http://www.silverstormbengals.co.uk/index2.asp?id=1
Por fotos de Bengal Silver
Eles sao magnificos!!! sonho em ter um deste mais nao tenho dinheiro para comprar, tenho muito amor maternal para dar carinho proteçao material e conforto.
ResponderExcluirqual o valor de gato de raça bengal e ocicat;tem jeito de pagar no banco atraveis de boletas
ResponderExcluirTenho um gato bengal Silver. É fabuloso. Adoro-o e é recíproco. Ele olha pra mim com uma docilidade encantadora. É simplesmente irresístivel.
ResponderExcluirSou criadora da raça e posso afirmar que tudo o que foi dito na reportagem é correto... Bengals de "selvagem", somente a aparencia. São super apegados aos donos, so que precisam ser bem sociabilizados antes de seguirem para as novas familia, ou seja, a partir dos 30 dias, quando os filhotes já começam a demonstrar interesse pelo "mundo lá fora", tem que ter um convívio bem estreito com a familia humana. Os bebes que nascem lá em casa, tem a casa toda para eles, dormem no sofá e ficam convivendo direto com a familia humana. Esses gatos crescem confiantes e bem ativos. Qualquer contato, gatil.yaguarete@gmail.com
ResponderExcluir