quarta-feira, 1 de abril de 2009

Nutrição : Passos importantes

Nutrição : Passos importantes


Houve um tempo em que não existiam ração e outros produtos específicos para gatos. Mas atualmente rações balanceadas, nacionais e importadas, já estão disponíveis no mercado, atendendo às necessidades nutricionais de cada faixa etária.
Forneça uma ração de boa qualidade e adequada para a idade do seu animal. Gatinhos órfãos com até seis semanas de vida ainda precisam mamar e devem ser alimentados com leite em pó para desmame de gatos oferecido na mamadeira à venda em pet shops).

IMPORTANTE
Não forneça ao filhote leite de vaca nem leite em pó (inclusive aquele para bebês), pois não são apropriados para atender às suas necessidades nutricionais. Seu veterinário poderá orientar você corretamente sobre manejo, freqüência de alimentação e higiene destes filhotinhos.

A partir do desmame (6 a 8 semanas de idade), o filhote começará a comer ração úmida (geralmente vendida em lata ou sachê) para filhotes. Aos poucos, poderá ser introduzida a ração seca, também para filhotes. Ele deverá fazer de quatro a seis refeições por dia, recebendo este tipo de ração até 7 a 12 meses. Nos casos de predisposição à obesidade, seu veterinário poderá orientar qual o melhor tipo de ração.

O gato adulto necessita de menos calorias que o filhote. O alimento seco poderá ser deixado à vontade, pois o gato se alimenta com pouca quantidade várias vezes por dia. A ração úmida poderá ser fornecida duas vezes ao dia, e as sobras deverão ser guardadas na geladeira ou descartadas para evitar que se deteriorem.

Alguns animais acometidos por doenças, como a pancreatite, a diabetes, doença renal, cardíaca, alérgica, obesidade etc. requerem o uso de rações terapêuticas, que deverão ser prescritas pelo médico veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário