quarta-feira, 1 de abril de 2009

Catnip : A erva do gato

Catnip : A erva do gato


Você sabia que a catnip é uma erva com elevado poder de atração para os gatos? Por isso ela é amplamente utilizada na confecção de brinquedos para felinos, postes para afiar as unhas e sprays .

Também conhecida como erva-gato, erva-dos-gatos e gatária, a catnip é originária do Mediterrâneo. De acordo com o compêndio Segredos e virtudes das plantas medicinais, a catnip foi trazida para as Américas pelos colonizadores europeus justamente porque se atribuía a ela propriedades medicinais. É considerada antiácida, tônica e cicatrizante, entre outros. Também é usada em cataplasmas contra a artrite e o reumatismo. A curiosidade é que essas propriedades medicinais só estão ativas no verão.

Os gatos se sentem atraídos pelo óleo aromático que a catnip exala para espantar os insetos que se alimentam dela. Todavia, esse mesmo aroma é inebriante para os gatos, que ficam literalmente embriagados com ele. Por isso eles se esfregam nas plantas incontrolavelmente, pois quanto mais eles fazem isso, mais a planta se "machuca" e libera a substância aromática.

Aproveitando-se do poder de atração da erva sobre os gatos, os proprietários de gatos costumam esfregar a catnip em algum pedaço de madeira nos quais eles queiram que seus animais afiem as unhas.

No Brasil, a planta é comum nas regiões Nordeste e Sul do Brasil, nos terrenos baldios, acostamentos e locais pedregosos. Mas em qualquer pet shop é fácil encontrar sementes à venda durante o ano todo, que podem ser cultivadas em vasinhos na sua casa.
Recentemente cientistas da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, descobriram mais uma das propriedades da catnip: repelente de baratas.

A catnip pode ser empregada de diversas formas: com as folhas frescas, pode-se fazer uma salada ou uma infusão – acredita-se que a erva alivia a insônia e a hiperatividade. Com as folhas secas, é possível fazer uma almofada para o seu gato — ele vai adorar! abaixo algumas fotos :









Nenhum comentário:

Postar um comentário