segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Índice Revista Gatos e Cia - ed. 14 - Março

Índice Revista Gatos e Cia - ed. 14 - Março

Scottish Fold: Orelhas curvadas para trás chamam a atenção.
Raça Maine Coon: O gato gigante!
Conheça o Miguel Arcanjo Harry Potter, ganhador do concurso "Meu gato é 1000!"
Aconteceu: Ops, minha gata deu cria!
Notícias e Ongs.
Na net: Sites e blogs de gatos.
VideoGato: Os gatos arrasam nos videos!
Dicas de Livros: Conheça livros que falam sobre os bichanos.
Mais top models dos leitores.
Conheça os Geek Cats: Mike, Isis e Nina, os gatos que estão arrasando na internet.
Coisas que os gatos adoram.
Coisas que os gatos odeiam.
Lindos cards de gatos para você colecionar!
Raças pouco conhecidas.
Enquete: De onde seu gato veio?
O ronronado dos gatos: Saiba mais...
Declaração de Amor ao meu Gato 2 - Participe!
Conversa: Edição comemorativa!
Moda, Atualidade: Coisas para gatos!

Não perca, 1 de Março aqui no site!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Notícias e Ongs: Conheça ongs e saiba as notícias recentes.



Notícias e Ongs: Conheça ongs e saiba as notícias recentes.


Notícias:

Gata recebe primeiro implante de joelho do mundo

Reza a lenda que os gatos têm sete vidas, e apesar de muitos duvidarem, no caso da SRD Missy, de oito anos, parece que a história tem mesmo fundamento. A gatinha passou por uma cirurgia inédita em felinos, ganhando uma prótese de aço inoxidável no lugar de seu joelho. O procedimento ocorreu na Inglaterra e só foi possível devido à insistência de sua dona, que fez de tudo para que a bichana voltasse andar após sofrer um atropelamento.  


Depois de uma rápida recuperação do acidente e ganhar seu joelho artificial, o animal passou a ser chamado pela imprensa internacional de “Gato Robo”. De acordo com o jornal Daily Mail a gatinha foi levada ao veterinário perto da morte, depois de ter sido atropelada por um carro. Missy passou dois dias escondida num arbusto com uma perna traseira quebrada em oito lugares e a outra com o joelho completamente deslocado.


Em entrevista ao jornal, Louise Morris, dona da gata, revelou que ouviu o miado de Missy vindo do arbusto e não pensou duas vezes em salvá-la. O cirurgião responsável pelo procedimento cirúrgico já havia alertado Luise que havia duas alternativas: aplicar a eutanásia no bichinho ou tentar o implante de joelho artificial, algo inédito até então. “Amputar a perna doente seria  inviável, já que a outra perna traseira estava quebrada em oito lugares, logo, ela ficaria sem as duas”, explicou o dr. Noel Fitzpatrick.


Única, a prótese de Missy foi desenvolvida de acordo com um raio-x feito na perna saudável da gata, o que garantiu um encaixe e adaptação perfeita no animal. A cirurgia durou cerca de 2h
30min, e após 12 semanas de fisioterapia e tratamento, finalmente a gata retornou para casa e passa bem.


Fonte: PetMag
Data: 28/1/2010 05:23:37



Foto: Missy, já com o emplante de joelho.

Ongs:


Hoje em dia, muitas pessoas irresponsáveis adotam animais , se cansam e jogam eles na rua. Por isso, hoje em dia à muitos animais abandonados, fiz essa sessão para colocar ongs responsáveis e que ajudam os gatos e deixam pessoas responsáveis , que vão cuidar bem deles adotar, se for adotar lembre-se: Gatos são vidas, não são brinquedos que podem ser jogados fora, eles tem sentimentos, eles sentem a dor do abandono, a tristeza, a solidão, a fome, a sede, o frio, eles tem sentimentos. Dê a um animal seu amor, carinho, dedicação e tudo de bom que você possa passar à ele e ele dará de volta à você esse mesmo amor, carinho , dedicação e tudo que você passa à ele. Adote consciente, encontre um novo amigo(a)!





Ongs para adotar gatos:








Conhece alguma ong que ajude os gatos de abandonados? Envie para:

revistagatosecia@hotmail.com e nós a colocaremos aqui
OBS: Se ela tiver site, envie junto com o nome.

Conversa: Então... o primeiro aniversário.

Conversa: Então, nosso primeiro aniversário...

Esta edição é muito especial, estamos comemorando nosso primeiro aniversário. Para comemorar uma data tão especial, afinal, nosso primeiro aniversário é uma data importante, fizemos matérias mais especiais, maiores e melhores assuntos, mas não só porque a edição é especial, estamos melhorando, deixando a revista cada vez melhor para você leitor(a). Espero que estejam gostando, a próxima matéria é a última dessa edição. Abraços!

Aconteceu: Situações engraçadas com meu gato - conte a sua !

Aconteceu: Situações engraçadas com meu gato - conte a sua!

Você já teve uma situação engraçada com seu gato? Uma situação em que ele estava em uma pose engraçada ou fez alguma coisa que fez você rir? Vocês já tiveram alguma situação engraçada entre dono(a) e gato(a)? Conte sua história por comentário ou e-mail, participe!

Enquete: Seu gato já fugiu?

Enquete: Seu gato já fugiu?

Participe da nova enquete: Seu gato já fugiu?
Infelizmente existem muitos casos de animais que fugiram de casa e nunca mais foram encontrados. Já em outros casos o gato aparece ou sozinho ou por alguém que viu seu nome e endereço em uma coleira de identificação ou viu cartazes de procurado. E você, já teve um caso de gato que fugiu? Seu gato já fugiu? Participe, dê seu voto!

Resultado da antiga enquete: Quantos gatos você tem?

Apenas 1 - 48 votos - (42%)
Tenho 2 gatos - (36%)
5 gatos - 14 votos - (12%)
10 a 15 gatos - 8 votos - (7%)
20 a 30 - 3 votos - (2%)
Até 100 gatos - 0 votos - (0%)
Mais de 100 gatos - 5 votos - (4%)

Votos no total: 114

Gatos dos leitores: Conheça mais top models dos leitores.

Gatos dos leitores: Conheça mais top models dos leitores.

Marie e Summer - Proprietária: Mariana Cidrão Sales











 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
"Olá!
 
Me chamo Mariana Sales, moro em Fortaleza/CE e sou a "mamãe" da Marie (uma persa silver) e da Summer (himalaio cream point). Adorei a revista de vocês, inclusive já indiquei pra várias pessoas, pois tem informações importantíssimas.

Vi o cantinho "Top Models dos nossos leitores" e adoraria que as minhas tops aparecessem no blog! Estou enviando fotos delas pra vocês e também da minha gata Shimmy (persa preta que morreu vítima de PKD - Doença Renal Policística em 20 de abril de 2008). Foi por ela que o meu amor por gatos se manifestou mais fortemente! Quando criança, eu tinha gatos, mas não tinha responsabilidade suficiente para cuidar deles e ver o quão amáveis, companheiros, dóceis, meigos, carinhosos... Enfim, não tinha noção do quão especiais esses anjinhos são. Foi graças a ela que abri um gatil, o qual carrega o nome dela "Shimmy Cattery" e estou esperando ansiosamente a primeira ninhada das minhas bebês."


Oliver - Proprietária: Maiara Camelier






"Olá,




Meu nome é Maiara Camelier e gostaria que publicassem as fotos do meu gato Oliver, ele é um persa e tem 1 ano.


Obrigada e parabéns pela revista."





Seu gato também pode sair na revista na sessão Top models dos nossos leitores, envie fotos dele, nome dele e seu nome para:
revistagatosecia@hotmail.com

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Raças pouco conhecidas: Highlander, Ukrainian Levkoy e Toyger.

Raças pouco conhecidas: Highlander, Ukrainian Levkoy e Toyger.

Nesta edição você vai conhecer o Highlander, o Ukrainian Levkoy e o Toyger!

                                                          Highlander


Ukrainian Levkoy


Toyger

Na net: Mais sites e blog de gatos.

Na net: Mais sites e blog de gatos
 
Mundo Miau -
http://www.mundomiau.com/
 
Beco dos Felinos -
http://blog.becodosfelinos.com.br/
 
Gatos e Gatinhos
http://gatos-e-gatinhos.portais.ws/index.html
 

Cards de Gatos: Edição Especial, Cards Especiais

Cards de Gatos: Edição Especial, Cards Especiais

Edição especial pede cards especiais, por isso, nessa edição estamos trazendo lindos cards para você colocionar, não perca!

PKD: Saiba mais sobre a doença!

PKD: Saiba mais sobre a doença

Esta matéria foi sugerida por Mariana Sales , que teve uma gata, a Shimmy, vitima de PKD.
Antes de começar vou colocar a história que a nossa leitora Mariana Sales mandou da Shimmy.

"Ganhei a Shimmy em 1998. Junho de 1998 e ela já estava com 8 meses de idade. Ela foi um presente muito especial de uma amiga de meus pais, que era dona dos pais dela e ao saber que eu adorava gatos me deu o meu melhor presente. Porém, na época, nem a dona e muito menos eu, que nunca havia tido gato de raça, sabíamos sobre o PKD.


A Shimmy era uma gata extremamente saudável. Não muito sociável, mas muito saudável. Fazia visitas à veterinária dela de 6 em 6 meses para ver se estava tudo ok, e sempre estava, graças a Deus! Em uma dessas visitsa a veterinária me aconselhou a cruzá-la e eu amei a idéia, pois teria "netinhos" lindos, filhos da minha "filha" mais que especial. A partir daí comecei a tentar colocá-la para cruzar cada vez que ela entrava no cio. No entanto, ela não aceitava. Aos 7 anos e meio,em julho de 2005, resolvemos castrá-la. Foi feito um ultrasson prévio e tudo estava perfeito, ou melhor, quase perfeito, pois ela tinha ovários micropolicísticos. Vejam bem, ovários policísticos. Os outros órgãos estavam em perfeito estado, de acoro com o ultrasson. A cirurgia foi feita, a recuperação foi ótima e a qualidade de vida aumentou muito, pois ela já não "sofria" mais com cios. Digo "sofria" porque gatas no cio costumam emagrecer bastante, ficam mais carentes.... Enfim, isso havia acabado pra ela.


O tempo passou e a rotina era a mesma. Banhos semanais, para manutenção de pêlo e pele e visitas semestrais para checar a saúde dela. Porém, no dia 12 de abril de 2008 acordei e notei que ela estava diferente. Tava mais molinha, não queria comer, só ficava deitadinha em um mesmo local... Vi que algo não estava bem e corri com ela para a veterinária dela, mesmo tendo realizado "checkup" nela em dezembro, ou seja, 04 meses antes. Ao chegar lá a veterinária não se encontrava na clínica e no auge do desespero, corri à outra clínica, onde um antigo amigo era veterinário. Graças a Deus ele estava de plantã naquele dia. Fizemos ultrasson, hemograma, dosagem de creatinina, enfim, uma bateria de exames. Ao receber a ultrasson, vimos que algo estava muito errado. Os dois rins dela estavam tomados de cistos. Seria impossível operá-la naquela situação, pois ela não sobreviveria com apenas um rim, que ainda por cima estava "doente". A taxa de creatinina estava altissima, 13,4. Foi aí que o veterinário falou comigo sobre o PKD. Perguntou se ela era testada, se eu conhecia a doença, enfim.... Eu nunca havia ouvido falar nisso. Gato com cistos nos rins?! Pra mim parecia impossível. Ela ficou imediatamente internada fazendo "fluidoterapia" e sendo medicada. No dia 17/04/2008 os exames foram repetidos e a creatinina estava dentro do normal, graças a "fluidoterapia" e à ração especial c uma quantidade menor de proteína (q ela nem gostava muto, mas comia). Nesse dia levei ela p minha casa, mas todos os dias levava para a clínica e ela passava 12h em flidoterapia.


Infelizmente no sábado, 19/04/2008, ela piorou. Um dos cistos aumentou inexplicavelmente e ela piorou muito. Corri para a clínica onde novamente ela ficou na fluidoterapia. No domingo pela manhã, 20/04/2008 liguei para saber como ela estava, já que não permitiam visitas e fui chamada até a clínica. Já saí de casa sabendo que algo ruim estava por vir.


Ao chegar lá ela ainda estava viva, porém em um balão de oxigênio, onde ela tinha passado a noite, e segundo a vet de plantão ela estava em coma. Perguntei a vet se havia oq ser feito e a mesma disse que não, que já haviam tentado de tudo e deixá-la viva só iria prolongar o sofrimento dela. Tive o prazer de ficar mais alguns minutos do lado dela, acariciando e lembrando os bons momentos que ela me proporcionou e de tudo oq vivemos juntas. Eu mesma assinei a eutanásia dela. Não queria deixá-la sofrer mais, ela não merecia sofrer mais. Fiquei ao lado dela até o último suspiro e foi então que eu decidi pesquisar sobre a doença e divulgá-la.


Hoje, tenho um gatil registrado em Fortaleza e que carrega o nome dela... "Shimmy Cattery". Todos os meus gatos são testados e negativados para PKD por DNA (o meio mais seguro já que é uma doença genética e hereditária).


Infelizmente, muitos criadores vendem gatos sem ser testados e "passam" a doença para frente. O gato ser PKD+ não quer dizer que vá morrer em uma semana como a minha morreu. Ela morreu porque eu desconhecia a doença. Se conhecesse, teria feito fluidoterapia desde o início, dado ração apropriada e talvez ela ainda estivesse viva e saudável até hj!


Portanto, quando forem comprar um gatinho, exijam o exame do filhote ou dos pais. Pois pais negativos, filhotes 100% negativos." - Conta Mariana Cidrão Sales, leitora que nos sugeriu a matéria e nos enviou as fontes que contavam sobre a doença.

Shimmy - proprietária: Mariana Sales - vítima de PKD.



                     PKD -

A doença renal policística (DRP) é uma doença congênita comum em gatos persas e raças aparentadas, como o Himalaia e o Exótico, que também tem sido descrita em outras raças de gatos, humanos, Cairn terriers, ratos, West Highland White Terriers, Bull Terriers, ferrets e cavalos 9. Essa enfermidade pode ser definida como uma doença estrutural na qual uma parte apreciável do parênquima renal normal é substituído por cistos 1. Não se trata de uma doença nova, há trinta anos vem sendo descrita esporadicamente na literatura veterinária e nos últimos dez anos foi caracterizada com sendo uma doença renal hereditária irreversível e de progressão lenta 1.


A transmissão hereditária se faz sob a forma de um gene autossômico dominante que acarreta uma hipertrofia e disfunção renal 1. Os cistos múltiplos estão presentes nos dois rins após o nascimento e aumentam lentamente de tamanho ao longo da vida, levando a uma insuficiência renal crônica (IRC) que geralmente aparece tardiamente, por volta dos 7 anos de idade 1, 6. Os sinais clínicos da DRP não são específicos e se assemelham muito aos da insuficiência renal crônica 1,9. Em razão da evolução lenta da doença, nem todos os gatos positivos para DRP desenvolvem uma doença renal clínica que pode os levar à morte1.
Os cistos podem variar de tamanho, indo de menos de 1 milímetro até mais de um centímetro1. Há relatos de animais com cistos de até quatro centímetros de diâmetro 9. Os animais mais velhos apresentam cistos maiores e mais numerosos 1 que também podem se encontrados em outros órgãos, como baço, fígado, pâncreas e útero 1, 9, 6. Os Cairn terriers podem apresentar cistos nos ramos biliares 8. Nos rins os cistos podem estar localizados no córtex, na medula e na papila renal 9. O ritmo de crescimento dos cistos é muito variável, podendo variar entre um animal e outro, entre um rim e outro no mesmo animal ou entre linhagens diferentes 1.


TRATAMENTO:




Não existe uma terapia específica para a DRP9, 1. O tratamento objetiva o controle da progressão da doença e dos sinais de IRC, bem como a preservação da qualidade de vida9.
Algumas complicações importantes relatadas em humanos são infecções, hemorragia e/ou hipertensão arterial sistêmica9, 6, 1. O interstício renal ou o cisto pode estar infectado6,9, 1, e a infecção é um fator agravante de dor, anorexia e apatia9. O exame ultra-sonográfico pode auxiliar guiando a punção aspirativa do conteúdo destes cistos e posterior análise bacteriológica6, 9. A infecção deve ser tratada como infecções do trato urinário complicadas6 com antibióticos que penetrem na parede do cisto9,1 e monitoramento e culturas repetidas para controle6. Acredita-se que antibióticos lipofílicos, como cloranfenicol, sulfa-trimetoprim e quinolonas, tenham maior penetração nos cistos9.
A hipertensão está relacionada com a compressão dos cistos nos vasos renais1. A redução do tamanho dos cistos, através da punção, potencialmente resulta em diminuição da pressão sangüínea sistêmica, melhorando o prognóstico e diminuindo a dor1. Essa diminuição da dor tem grande importância na diminuição do desconforto do paciente, fazendo com que os mesmos tenham maior disposição e se alimentem melhor9.
Pode ser recomendada uma mudança na dieta através da restrição na ingestão de proteínas e fósforo, utilização de proteínas de alto valor biológico, utilização de inibidores da absorção de fósforo e tratamento da anemia quando necessário1.
Pode ser recomendada uma mudança na dieta através da restrição na ingestão de proteínas e fósforo, utilização de proteínas de alto valor biológico, utilização de inibidores da absorção de fósforo e tratamento da anemia quando necessário1.


PROFILAXIA E CONTROLE:




A melhor e mais importante medida de controle e eliminação da doença consiste em identificar os gatos portadores do gene da DRP. Como este gene é autossômico dominante, é relativamente fácil detecta-lo1.
A estratégia de controle da DRP deve basear-se na precocidade diagnóstica por meio da conscientização dos criadores da importância da realização do exame ultra-sonográfico em animais antes do início da vida reprodutiva9,6; emissão de atestados para animais positivos e negativos, de preferência, identificados com “microships”9; esterilização dos animais positivos9, 6, 1; realização de exame ultra-sonográfico dos familiares quando for identificado um animal positivo1; e uniformização dos critérios ultra-sonográficos empregados para o diagnóstico da DRP por parte dos ultra-sonografistas9.
É importante salientar ao proprietário que se trata de uma doença de manifestação tardia e que o animal poderá viver vários anos antes do aparecimento dos sinais clínicos, e se colocado para reprodução, poderá transmitir esse gene patológico para uma grande proporção da sua descendência1.



FONTE: http://www.vetimagem.com.br/ultra_sonografia7.html
Clicando nesse link você pode conferir mais sobre a doença!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Meu Gato é 1000! - Conheça o ganhador!

Meu Gato é 1000! - Conheça o ganhador!

O ganhador do concurso Meu Gato é 1000! já foi escolhido, é o Harry Potter da Ana Maria Echevarria. O ganhador Harry Potter irá ser a capa do site da revista e terá uma matéria só para ele na próxima edição (em Março).
Parabéns ao ganhador e à sua dona, logo estaremos iniciando mais um concurso. 

Revista Gatos e Cia. 






Guia de Raças: Conheça muitas raças de gatos!

Guia de Raças: Conheça muitas raças de gatos!














Abissínio
American Curl
American Shorthair
Angorá
Angorá Turco
Australian Mist
American Wirehair
American Ringtail
Balinês
Bengal
Bobtail Japonês
Bombay
British Shorthair
Burmilla
Bobtail Americano
Burmese (Burmês)
Brasilian Shorthair
Birmanês
Bambino
Bengal de Pelo Longo
Bengal Silver
Califórnia Spangled (Califórnia Malhado)
Chartreux
Chausie
Cingapura
Colorpoint Shorthair
Cornish Rex
Cymric
Chinchilla
Ceilão
Devon Rex
Exótico
Egyptian Mau
Elf
German Rex
Golden( tipo de Persa)
Havana
Himalaia
Highland Fold
Highlander
Impiam Cat
Javanês
Japanese Bobtail
Korat
Kurilian Bobtail
Khao Manee
Krinkle
La perm
Maine Coon
Manx
Mau Egípcio
Munchkin
Mandalay
Mohave Bob
Minski
Nebelung
Norueguês da Floresta
Napoleon
Ocicat
Ojos Azules
Oriental Lilac Tabby Spotted
Oriental Longhair
Oriental Shorthair
Owyhee Bob Cat
Persa                                                                                            
Peterbald
Pixie-bob
Pelo Curto Americano
Pelo Curto Brasileiro
Pelo Curto Europeu
Persa Teacup
Ragdoll
Ragamuffin
Russian Blue
Sagrado da Birmânia
Scottish Fold
Selkirk Rex
Serengeti
Siamês
Singapura
Somali
Sokoke
Savannah
Siberiano
Sphynx
Snowshoe
Siberian Forest
SRD
Silver Shaded
Scottish Kilt
Temple Cat
Tonquinês
Toyger
Turkish Van 
Ukrainian Levkoy
York Chocolate


Fotos: Persas filhotes e Burmilla fêmea -  Cortijo -

Banho de Horas: Saiba mais sobre o banho dos gatos

Banho de Horas: Saiba mais sobre o banho dos gatos!



Se você pensa que o banho de lambidas dos gatos, aquele banho que eles passam horas tomando é por pura limpeza, está enganado, além de ficarem limpinhos, os gatos também usam o banho de lambidas para muitas outras coisas, conheça quais:

- Para remover a poeira e a sujeira, além de restos da refeição
- Para alisar os pelos, fazendo com que se tornem uma efeciente camada de isolante térmico. Somente um pelo eriçado é um isolante muito pobre que e poderia expor o gato a um grande risco de saúde em tempos frios.
- Logo após entrar em contato físico com seu dono o gato senta-se e quase sempre começa a se limpar. Não é por nojo, ele faz isso porque precisa manter seus pelos lisos, retirar o cheiro do humano e fortalecer seu próprio cheiro.
- O ato repetitivo de lamber os pelos aumenta em muito a quantidade de saliva e sua evaporação funciona da mesma forma que a evaporação do suor sobre a nossa pele.  Quanto mais os gatos ficam expostos à luz solar mais eles lambem os pelos, o interessante é que eles gostam de ficar estirados no sol , não porque ficam mais quentes, mas porque a incidência da luz solar em seu pelo fornece vitamina D, essencial para a sua dieta.
- Quando os gatos estão alterados a lambeção aumenta, acredita-se que esta seja uma forma de aliviar o estresse.
- Por isso quando você ver seu gato tomando seu "banho de horas", saiba que além de limpeza, o gato usa o "grooming" para muitas utilidades importantes.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Conheça o Cats of Necropolis - participação: Patrícia Oliveira.

Conheça o Cats of Necropolis - participação: Patrícia Oliveira

Você conhece o Cats of Necropolis? Não? Nessa matéria você vai conhecer! Tivemos nessa matéria a participação de Patrícia Oliveira, do Cats of Necropolis para contar mais para vocês!

Cats of Necropolis é um projeto que ajuda os gatinhos do cemitério, lá eles são castrados, recebem cuidados e vão para a adoção. Além de serem alimentados no cemitério. Você também pode ajudar, você pode:

- criar banners e cartazes dos gatinhos para adoção

- criar tópicos no orkut e outros fóruns/sites de adoção para divulgar
os gatinhos
- participar dos tópicos já existentes para mantê-los sempre na primeira página
- criar álbum com fotos dos gatinhos para adoção
- manter os itens acima sempre atualizados
- divulgar o bazar, as parcerias e o blog
- clicar nos anúncios do blog (cada clique rende centavos mas tudo ajuda)
- distribuir cartazes dos gatinhos para adoção

- distribuir material de divulgação do blog e do projeto de castração
- captar mais parceiros/apoio quando houver oportunidade
- carona para os gatinhos (SP)

- carona para buscar doações (SP)
- vistoria das residências antes da adoção (SP)
- conversar com os veterinários que conhece para divulgar o trabalho e termos mais profissionais para atender os gatinhos
- colaborar nas capturas no cemitério
- lar temporário (SP)

Participação: Patrícia Oliveira

Patrícia Oliveira respondeu nossas perguntas e irá tirar suas dúvidas sobre o Cats of Necropolis:

RGC - Como começou o Cats of Necropolis?
Patrícia Oliveira - No segundo semestre de 2008, recebi um e-mail pedindo ajuda para osgatos de um cemitério da Baixada Santista.
Era um daqueles e-mails repassados muitas vezes e por muitas pessoas,recebo dezenas de mensagens desse tipo todos os dias. Mas esse me chamou atenção por ser da região onde moro. Entrei em contato com a pessoa pedindo mais informações e oferecendo duas castrações. A pessoa que pediu ajuda é uma das que alimenta os gatos do cemitério diariamente. Depois de conversar com ela, resolvi ir até lá pra conferir e descobri que a situação era pior do que eu havia imaginado. E que duas castrações não eram nada perto do que eles precisavam. Vi muitos gatos, vários filhotes e bebês recém nascidos. Saí de lá com uma tristeza imensa e a certeza de que minha vida havia mudado, eu não poderia simplesmente ir embora e esquecer o que havia visto, e foi assim que tudo começou.
 Não é fácil montar um projeto desses. Foram várias semanas estudando,pesquisando o que é feito em outros países, conversando comveterinários, procurando formas de viabilizar a castração dos gatos docemitério.

RGC - Como vocês ajudam os gatos do cemitério?
Patrícia Oliveira - Castrar sempre foi meu objetivo principal mas, logo no início, percebique muitos gatinhos poderiam ser adotados.
Então, sempre que possível, tento encontrar um lar para os filhotes e adultos mais dóceis

RGC - Vocês precisam de alguma ajuda? Como os leitores podem ajudar?
Patrícia Oliveira - As necessidades dos gatinhos são muitas e toda ajuda é bem vinda Os gatinhos do cemitério precisam de ração e remédios - principalmente vermífugo, antipulgas e antibiótico. Divulgação também é muito importante.
Dando visibilidade ao blog, mais gatinhos serão adotados e mais pessoas vão participar das rifas e bazar que visam angariar fundos para as castrações e tratamentos.
Temos também algumas parcerias que repassam uma comissão para os gatinhos do cemitério. Outra ajuda valiosa é oferecer lar temporário.
No lar temporário, os gatinhos aguardam adoção em segurança e recebem toda a assistência de que precisam

Todo o trabalho é documentado no blog onde são publicadas, também, as prestações de contas das doações recebidas:  http://catsnecropolis.blogspot.com 

cinzaeamarelo@gmail.com

CRÉDITOS:

Patrícia Oliveira
por perguntas respondidas.

Bengal: Gato doméstico, Aparência Selvagem!

Bengal: Gato doméstico, Aparência Selvagem!




História:

A história desta raça começou no início dos anos 60 quando Jean comprou um leopardo asiático (Felis bengalensis), felino selvagem originário da Malasia e India. Jean era graduad em genética e apaixonada por gatos. Ela teve ótima idéia de cruzar um leopardo com uma gata da raça American Shorthair. Deste cruzamento nasceram dois filhotes, mas só a fêmea, chamada de Kin Kin, sobreviveu (F1).
Em 1975, Jean conheceu o geneticista Willard Centerwall que já trabalhava com o cruzamento entre leopardos asiáticos e gatos domésticos na busca de um gene que imunizasse os leopardos contra a leucemia felina. Quando Willard terminou as suas pesquisas doou os gatosque nasceram desses cruzamentos e Jean ganhou cinco filhotes para ela. 
Curiosidade ou coincidência... Em uma viagem à Índia em 1984, Jean encontrou exemplares de gatos domésticos com marcações muito parecidas com as do leopardo asiático e levou um desses gatos com ela aos EUA.
Do cruzamento entre esse exemplar (Millwood Tory of Delhi) e suas fêmeas híbridas Millwood Praline, Millwood Pennybank e Millwood Rorschach( F1 descendentes do leopardo asiático Centerwall)  surgiu a raça Bengal. Em 1992, a raça Bengal foi reconhecida pela TICA( The Internacional Cat Association). 


 Bengal Silver:

Desde os primórdios da formação da raça Bengal, há registros de exemplares de Bengal Silver. Isto se deve ao fato de alguns gatos Silver das raças Egyptian Mau e Ocicat foram usadosno processo de hibridização . Alguns criadores tentaram por anos conseguir exemplares com características bem marcantes, mas somente no final dos anos 90 é que realmente apareceram os melhores Bengals Silver que se originaram de uma determinada linhagem americana e que contribuíram de fato para o reconhecimento da cor. Apesar de ser considerado ainda raro, atualmente existem criadores em vários países como: Canadá, Japão, Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Austrália, Noruega, Alemanha e outros. Ainda não se tem uma informação precisa sobre o número de exemplares Silver no mundo, mas é notório o crescente número de criadores e admiradores que se interessam pelos Silvers.
FOTO: Silverstorm Bengal Cattery



Participação: Gatil Kashmir Cats

Nesta edição teremos a participação especialissíma de Solange Mikail do gatil Kashmir Cats. Ela irá responder nossas perguntas sobre o Bengal e tirar algumas dúvidas que restaram à você quer comprar um gato Bengal ou quer conhecer mais sobre a raça. Confira!


RGC (Revista Gatos e Cia) - O que mais te encantou no Bengal?
Kashmir Cats - No primeiro momento a aparência selvagem. Quando conhecemos sua personalidade vimos que é tão encantadora quanto o seu visual.

RGC (Revista Gatos e Cia) - É uma raça já muito procurada em seu gatil?
Kashmir Cats - Sim, o bengal está "na moda" ultimamente.

RGC (Revista Gatos e Cia) - Quais são as principais características do Bengal?
Kashmir Cats - A pelagem exótica com a formação de rosetas, orelhas pequenas e arredondadas, ventre claro, corpo alongado.Quanto ao temperamento: é muito interativo. è o tipo de gato que vc joga uma bolinha e ele vai pegar e traz de volta como se fosse um cão. É facilmente treinado para andar na coleira e fazer agility, uma vez que eles adoram perseguir qualquer coisa que se mova. Gostam de descansar em lugares altos e de brincar com água.

RGC - (Revista Gatos e Cia) - É um gato nadador mesmo, é verdade?
Kashmir Cats - Não tivemos oportunidade de observar um bengal nadando pois não temos local para isso aqui no gatil. Oque temos é um laguinho muito raso, onde eles gostam muito de brincar com folhas que caem na água e ficam flutuando. Apenas uma vez tivemos um vaso que alagou e vimos nossa F2 dentro dele fazendo a maior festa com a água, ela estava praticamente submersa, só com a cabeça para fora.

RGC - (Revista Gatos e Cia) - Como é o comportamento de um Bengal?
Kashmir Cats - Muito carinhoso com o proprietário, gosta de ficar sempre por perto. Está sempre disposto à brincar.Ele vocaliza bastante (baixinho), é um gato "falante". Se vc dirige a palavra a ele, normalmente ele responde (ao jeito dele).

RGC - (Revista Gatos e Cia) - O que você diria a quem vai comprar um gato desta raça?
Kashmir Cats - Que é uma excelente escolha, não só pela beleza, mas também por ser um gato de fácil manutenção, praticamente não solta pêlos. Ele tem a pelagem com uma textura diferente, muito macia e agradável ao toque.Se for apartamento, cuidado com janelas e sacadas, devem ser telados.

RGC - (Revista Gatos e Cia) - São necessários muitos cuidados com a raça?
Kashmir Cats - Escovação uma vez por semana é sempre recomendado, mesmo às raças de pelo curto. Checar sempre as orelhas e banhos de vez em quando.

RGC - (Revista Gatos e Cia) - Quais são as principais vantagens em ter um gato dessa raça?
Kashmir Cats - É um pet diferente que é uma alternativa para as pessoas que admiram os animais selvagens, mas não querem tirar um animal destes da natureza e nem ter problemas relacionados à burocracia para a posse e nem com o manejo.























Créditos:

Gatil Kashmir Cats - bengals e savannahs
www.kashmircats.com - cat@kashmircats.com
Tels. (11) 9902-7507 / (11) 5093-3988

Por fotos e respostas às perguntas.

 Liz - Gatil Silverstorm Cats
http://www.silverstormbengals.co.uk/index2.asp?id=1

Por fotos de Bengal Silver

Especial Aniversário: 1 Ano de revista!

Especial Aniversário: 1 Ano de revista!


Esta edição é muito especial, estamos comemorando 1 ano de Revista Online Gatos e Cia. Para comemorar uma data tão especial, a edição está muito mais especial, você irá adorar! Começe a ler e comemore junto o primeiro aniversário da revista. Você irá conhecer o Cats of Necropolis, a raça Bengal, saberá sobre a doença PKD e muitas outras matérias interessantes, não perca!
Abraços!