segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Raça: Manx


Raça: Manx

A raça Manx pode ter descendido de gatos que nadaram para a terra firme na ilha de Man, ao largo da Costa Oeste da Inglaterra, quando escaparam dos destroços de galeões espanhóis naufragados em 1588. É mais provável, entretanto, que a raça tenha surgido de gatos nativos da ilha. Embora a ausência absoluta de cauda seja essencial num verdadeiro Manx (o Rumpy), gatos com graus variáveis de cauda (Risers, Stumpies e Longies) são úteis em programas de criação de Manx.


País - Grã-Bretanha
Ancestrais - Pêlos Curtos sem pedigree
Origem - c. 1600
Opção Pêlo Longo - Cymric


                             Cymric
Trata-se da versão de pelo semilongo da raça Manx, ou seja, possui características muito parecidas com seu parente. De temperamento carinhoso e leal, os gatos da raça são mais conhecidos na América do Norte e Reino Unido. Donos de uma pelagem sedosa e cheia, o animais têm aparência almofadada e até um pouco pesada.


À exemplo do Manx, uma de suas principais características é a ausência do rabo, muito embora ele pode ser encontrado em três versões diferentes: o Rumpy Riser, que apresenta apenas um vestígio de cauda, o Stumpy, que tem uma cauda curta, ou ainda o Longy, que apresenta um rabo pouco menor que o encontrado na maioria dos gatos.




Fontes:  Manx - fotos: Portal de São Francisco, Pet Friends. Informações: Portal de São Francisco.
Cymric - fotos: Helmi - Pictures of Cats. informações: Pet Mag.

Nenhum comentário:

Postar um comentário