sexta-feira, 1 de maio de 2009

Raças : Persa , Himalaia e Exótico - Três gatos bastante parecidos .

Raças : Persa , Himalaia e Exótico - Três gatos bastante parecidos .



PERSA
Preferem uma casa com ambiente seguro e tranquilo .
Elegantes e graciosos, os gatos Persa têm a cara achatada, o corpo rechonchudo e podem ser encontrados em diversas cores como branco, vermelho, lilás, azul, chocolate, preto, entre outras combinações. De temperamento pacato e dócil, esses felinos têm as patas fortes e curtas. Eles não são acostumados a saltar ou escalar.
A cabeça é redonda e das orelhas saem tufos de pêlos. Os olhos grandes e redondos, podem ser azuis, safira ou alaranjados. Sua pelagem frágil é macia e sedosa, exigindo escovação diária para que não fiquem emaranhados. Como poucos gatos gostam de água e sabão, um banho ocasional manterá a higiene do seu bichinho em dia. Mas esta rotina deve começar quando ele ainda for jovem.
Os gatos Persa são animais de hábitos serenos, preferindo uma casa com ambiente seguro e tranqüilo. Mas nada impede que este felino se adapte à residências mais barulhentas e tumultuadas. Isto acontecerá se você tratar o seu pet com muito carinho e confiança. Eles adoram se exibir fazendo poses e ficando nas janelas ou naquelas cadeiras confortáveis.
O persa é o gato laranja da primeira foto .
HIMALAIA
O Himalaio resulta de cruzamentos visando obter um gato de pelagem longa e com formas arredondadas como o Persa, porém com marcações mais escuras na cara e demais extremidades, como o Siamês. Um desafio para os criadores, que para chegar lá concentraram os cruzamentos entre essas duas raças extremamente diferentes. O Persa é robusto, com ossatura maciça, corpo proporcionalmente curto e pelagem longa enquanto que o Siamês é esbelto, com ossatura leve, corpo alongado e pêlos curtos. Mas o trabalho deu resultado. Em duas décadas de acasalamentos, o Himalaio foi reconhecido como raça. Primeiro na Inglaterra, em 1955, e 2 anos mais tarde nos EUA. Hoje, a nova raça é amplamente aceita.
O himalaia é o gato da 2ª foto .
EXÓTICO
O gato Exótico é alegre, ativo e brinca exaustivamente com seu dono, para em seguida, curtir aquele sono reparador. Amoroso, exige e dá carinho o tempo todo. Como excelente caçador que é, pega rato, borboleta, lagartixa, entre outros bichos. O temperamento é parecido com o do Persa, carinhoso e apegado ao dono, porém, o Exótico é mais extrovertido e alegre, provavelmente uma herança do American e do British Short Hair. Possui pêlo curto, não deitado, com subpêlo. As cores permitidas são as mesmas do Persa: azul, preto, marrom, lilás, creme, etc.
O Exótico é o gato da última foto .

Nenhum comentário:

Postar um comentário