domingo, 1 de março de 2009

Texto : Pulo do gato

Essencialmente caçadores e predadores, os gatos possuem imensa capacidade de flexibilidade, equilíbrio e locomoção, o que os possibilita executar essas atividades com o mínimo de esforço físico. Os felinos domésticos conseguem pular até 5 vezes a sua altura e são capazes de atingir 48 Km/h em pequenas distâncias. Toda a musculatura e ossatura contribuem para que eles sejam silenciosos, ágeis e rápidos. Mas para caçar é preciso que tenham aprendido com a mãe. Geralmente quando os gatos de dentro de casa caçam é mais para brincar do que para se alimentar.
Usando a potente musculatura das costas, das patas traseiras, as unhas e procurando um ponto de apoio para as patas dianteiras, eles conseguem escalar com relativa facilidade. Na hora de descer é que as coisas ficam um pouco complicadas. A musculatura e as unhas não o ajudam muito nessa situação e é comum que os bichanos fiquem presos no alto de árvores.
O equilíbrio dos bichanos é admirável. A coordenação motora dos gatos está associada a um eficiente sistema que envia rapidamente mensagens do cérebro entre seus olhos, músculos e articulações. A cauda funciona como um contrapeso para eles equilibrarem-se quando caminham em superfícies estreitas.
Eles estão bem prevenidos até nos casos de quedas. O gato possui o reflexo de endireitar-se, caindo de pé e minimizando os possíveis danos de uma grande altura. Os olhos e os órgãos de equilíbrio no ouvido interno enviam uma mensagem ao cérebro e em frações de segundos a cabeça do animal se endireita em relação ao solo.

2 comentários:

  1. meu gatinho fazia td isso, hj se transformou esta com parte trazeira descontroladas sem equilibriu ate xixi e coco ñao esta sentindo sair, estou fazendos exames, não sei mas o que fazer,até come mas é pouco estou dando agua na seringa pra que n se desidrate. é muito triste ver um bichinho que a um mes dava tanta alegrias subindo por tudo agora ve-lo assim doi muito. que faço?

    ResponderExcluir
  2. peço que se aguem ja passou como uma situação parecida mi responda por favor. ju

    ResponderExcluir