domingo, 1 de março de 2009

dicas e curiosidades ...

Os gatinhos nascem vulneráveis, são cegos, surdos e incapazes de andar. Mamam oito horas por dia, nas horas restantes dormem.
Os felinos têm hábitos noturnos, possuindo grande acuidade visual com pouca luminosidade. Podem enxergar com seis vezes menos luminosidade que os humanos.
Quando foram domesticados e passaram a ficar dentro das casas deixaram de exercitar com freqüência suas habilidades. Por isso é importante ter em casa brinquedos e acessórios que permitam esses exercícios. Procure ter um ambiente interno estimulante e interessante.
Fazem de 15 a 16 refeições por dia, comem aproximadamente 8 gramas por vez.
Bebem água moderadamente. É importante estimular o felino a beber água para que, no futuro, não tenha problemas urinários. Por isso distribua vasilhas de água pela casa. Alguns gatos, curiosamente, gostam até de beber diretamente da torneira.
Quanto à limpeza, o gatinho já consegue realizá-la até mesmo após o 15º dia de vida. Utiliza-se da língua e das patas dianteiras para tanto.
O local de repouso ele escolherá de acordo com a temperatura (sentida por ele de forma diferente da nossa). Em geral os gatos ficam em locais muito quentes, como motores de carro, por exemplo.
Os gatos andam nas pontas dos dedos.
Por serem muito sensíveis à luz, os olhos dos gatos possuem pupilas verticais. Quando totalmente abertas, ocupam uma área proporcionalmente maior que a pupila do homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário