domingo, 1 de março de 2009

Obesidade felina - um risco a saúde do seu bichano .

Não dê comida em excesso. Alimentar bem seu gato não é a mesma coisa que alimentar demais, mas, sim, alimentar com produtos de qualidade e, de preferência, indicados por um médico veterinário.
A ligação entre o excesso de peso e problemas de saúde não é uma constatação somente dos humanos. A obesidade atinge os gatos que vivem dentro de casa, próximos ao dono, e passam boa parte do tempo comendo e dormindo. O problema é o distúrbio nutricional mais comum entre os gatos e é caracterizado por um peso corporal vinte por cento acima daquele que seria o adequado.
A causa mais comum da obesidade é a ingestão excessiva de calorias. No entanto há fatores de risco que podem predispor o seu animal à obesidade: castração (não é regra), predisposição de certas raças e restrição de exercícios.

Muitas doenças estão associadas à obesidade ou são exacerbadas por ela, como problemas ortopédicos (artrites e artroses), hérnias discais, diabetes, doenças cardiovasculares e respiratórias, complicações em cirurgias e anestesias, diminuição da fertilidade e incontinência urinária.
A obesidade quadruplica o risco de desenvolvimento de diabetes mellitus e a probabilidade de surgirem problemas articulares aumentam três vezes. Problemas hepáticos e doenças renais também são freqüentes em gatos obesos.
O trato urinário do gato é bastante sensível a formação de cálculos urinários e outras doenças que freqüentemente levam a obstrução da uretra, caracterizando a síndrome do trato urinário inferior do felino (FLUTD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário