domingo, 8 de agosto de 2010

Obesidade em gatos: gordura não é fofura!

Obesidade em gatos: gordura não é fofura!

Ao contrário do que muitos pensam, gordura nem sempre é saúde, nem fofura. Os gatos obesos têm maiores chances de desenvolver problemas de saúde e tendem a viver menos. Pode-se considerar que a principal causa da obesidade dos gatos é o seu próprio dono. A quantidade excessiva do alimento oferecido e principalmente, dos petiscos, como biscoitos, chocolates, pães, e até sobras de comida caseira são alguns dos principais fatores geradores da obesidade.

Além disso, um fator muito importante é a atividade física de seu gato. Certas raças são mais ativas, enquanto outras são mais calmas e sedentárias e portanto com maior tendência a obesidade.
Por isso, para se manter o gato em seu peso e composição corporal ideal deve-se adequar a quantidade de alimento ao seu nível de atividade e suas características individuais.
Uma boa forma de saber se seu gato está com a composição corporal ideal é apalpar as costelas. Estas devem ser facilmente palpadas e possuir uma pequena quantidade de gordura.
Gatos obesos apresentam um risco 4 vezes maior de se tornarem diabéticos. Alguns animais obesos apresentam um tipo de diabetes que ao perder peso e ficar em ótima condição corporal essa alteração pode ser corrigida. Muitos dizem que a castração faz o gato ficar obeso, mas não é totalmente verdade, só em parte, o principal motivo são mesmo os donos.

Como evitar que seu gato se torne obeso?
Faça seu gato fazer exercícios, uma coisa que você pode fazer é colocar a comida longe da água, assim, para comer, seu gato fará um exercício, ou coloque os potes de ração e água em lugares altos, assim eles se exercitam. Outra opção é ter muitas opções de interatividade para seu gato, brinquedinhos, assim, ele brinca e mantém o peso naturalmente. Rações diets também podem ser utilizadas, mas converse com o veterinário de seu gato.

Doenças que a obesidade felina pode causar:
● Diabete; Hipertensão; Doenças Articulares( tais como Artrose e Artrite).
● Doenças do Trato Urinário; Constipação, Lipidose Hepática e Distúrbios dermatológicos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário