quinta-feira, 1 de julho de 2010

Especial Comportamento: Linguagem corporal dos gatos

Nesta edição decidimos fazer uma matéria que fizesse os donos de gatos que não conhecem muito bem a linguagem corporal dos gatos, entenderem melhor ela e saberem melhor como seus gatos se sentem, abaixo você verá mais sobre a linguagem corporal dos gatos, ou seja, suas posições e o que elas significam.

Às vezes, até os donos mais experientes de gatos ficam em dúvida quanto a uma atitude de seu gato, sem saber o que ela significa. E com donos de primeira viagem então, acontecem muitas vezes e aí bate um desespero, e muitas vezes um desespero sem motivos e que poderia ser evitado com um pouco mais de informação e conhecendo melhor a linguagem corporal dos gatos. Aqui vão algumas dicas:
Quando seu gato está balançando a cauda, ao contrário do  que muitos pensam, ele pode estar incomodado com alguma coisa ou se preparando para o ataque. Muitos confundem isso por pensarem que gatos são iguais aos cães, mas não são. Massagear, ou "amassar pãozinho", significa contentamento, e os gatos também fazem isso quando mamam. Rolar significa que o gato não tem a intenção de atacar, que está submisso. Demonstra também afeição, confiança, até porque os gatos não costumam deixar pessoas em quem eles não confiam passar a mão na barriga deles, isso porque eles costumam assimilar a um ataque de outro animal. Esfregar-se significa afeição, mas principalmente demarcação de território, isso porque quando encostam em algum lugar, os gatos deixam seu cheiro empregnado ali, isso acontece, por exemplo, com nossas pernas. Movimentar orelhas significa diferentes coisas, isso porque os gatos mostram  muito com as orelhas como se sentem, altas e na direção do que está acontecendo, indicam interesse. Baixas e viradas para o lado oposto, ou simplesmente viradas para trás, significa descontentamento. Miar: existem vários tipos de miados, mas normalmente os mais longos e crescentes costumam indicar felicidade, enquanto os mais agudos e estridentes pode significar uma briga com outro gato. Ronronar: normalmente os gatos ronronam para indicar afeto e felicidade. Morder pode significar afeto, raiva ou brincar. Entendendo a linguagem corporal do gato, um dono pode fazê-lo muito mais feliz!

3 comentários:

  1. Amo ler esses artigos, pois ensina muito como cuidar e conhecer dos bichanos,maravilhoso!!!!Amo esse Blog!!!10!!!10!!!

    ResponderExcluir
  2. muito boa a mateiria esta revista está com a nota 10 na minha opinião.

    ResponderExcluir