quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Notícias


Notícias



#Catloversday é um sucesso!

No dia 29 de Setembro aconteceu no Twitter, uma iniciativa de Lui Pinheiro(luipinheiro), Rê Prado(@renatachecha) e Tata Corrêa(@tatacore).
“Um dia reservado apenas para demonstrar todo o nosso amor pelos bigodes de todo o mundo, essa é a proposta do#catloversday. A partir de uma idéia das amigas Lui Pinheiro, Rê Prado e Tata Corrêa, a coisa tomou forma até chegar ao projeto final. Que todos os animais são importantes e devemos tratar a todos com muito respeito e carinho, a maioria já sabe. Acontece que a indústria pet brasileira dá muito pouca importância aos felinos e seus criadores. É muito comum ter dificuldade em encontrar um veterinário especializado, encontrar acessórios ou até mesmo ração de boa qualidade específica para nossos amigos bigodudos.



Entendemos que há uma supervalorização do cachorro como animal doméstico (vide a campanha Adotar é tudo de bom, da Pedigree, voltada exclusivamente a cães) em detrimento dos cuidados com os felinos. Atenção: não estamos dizendo que os gatos são mais importantes que cachorros ou tirando o mérito de qualquer campanha, apenas que há diferença no trato que a indústria e a propaganda dão aos animais. Sem informação e sem alternativas, é muito comum vermos gatos sendo tratados de qualquer forma, sem cuidados específicos.” (http://catloversday.tumblr.com/)
E esta idéia deu tão certo que a hashtag #catloversday conseguiu alcançar os TT's do Brasil(Trending Topis, ou seja, mais falados do Twitter). E o #catloversday já está confirmado também para o ano que vem, e esperasse que a hashtag consiga alcançar os TT's Wordwide (mais falados em todo mundo no Twitter). Então não esqueça: 29/09 do ano que vem, troque seu avatar do Twitter pela foto de seu gato e apoie a hashtag #catloversday!

Gatos que seriam consumidos são salvos na China
Cultura tradicional acredita que a carne do animal substitui a carne de tigre e traz boa sorte



Gatinhos agora aguardam por uma família amorosa para adotá-los.

Ser gato de rua já é ruim por si só, mas na China, a situação é ainda pior. Assim como os cachorros, os bichanos fazem parte da culinária tradicional chinesa, ou seja, são caçados e comercializados para o abate. Recentemente, cerca de 70 gatos foram resgatados desse trágico destino, na província de Guangdong.




De acordo com o jornal Daily Mail um grupo de 40 manifestantes exigiram a libertação dos felinos. Os animais estavam sendo mantidos em gaiolas, sem água e sem comida, em um mercado a céu aberto. Após muita confusão, um dos integrantes pagou dois mil yuan, cerca de 500 reais para recuperar os bichanos.


Felizmente, oito dos bichinhos acabaram em um pet shop e aguardam pela adoção. Os outros gatos não tiveram a mesma sorte e foram soltos de volta às ruas de Shangai. Em entrevista à publicação, a estudante Zhao Yang, que cuida de 30 felinos em sua casa, declarou que é comum a presença de caçadores de gatos no país. Eles chegam a capturar 600 animais por semana e depois os vendem para restaurantes ou comerciantes de rua.


Em Guangzhou, no sul da China, cada gato pode ser vendido por 50 yuan, cerca de 13,50 reais. Com um felino os restaurantes conseguem preparar até quatro refeições de um prato popular chamado de “Long hu feng”. Considerada uma carne que traz boa sorte, a carne de gato representa o tigre, assim como a de cobra simboliza o dragão e a de frango, a fênix.


Para evitar que os gatos de estimação acabem na panela, as autoridades de defesa animal da China aconselham os proprietários a manterem seus pets dentro de casa. Infelizmente, como o consumo de cães e gatos é uma tradição milenar, dificilmente o quadro vai ser alterado nos próximos anos.


Fonte: Pet Mag

2 comentários:

  1. Nem consigo imaginar alguém comendo gato. Para eles normal, para nós uma aberração. Bjks

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosane,
    concordo com você, e eles acham que comer gatos e cães é como comer arroz e feijão. Também não consigo imaginar alguém comendo um gato!

    ResponderExcluir