segunda-feira, 5 de abril de 2010

Notícias e Ongs

Notícias e Ongs

Notícias:

Gatos com seis dedos fazem sucesso na Inglaterra

Recorde pertence ao gato Jake, do Canadá, que tem sete dedos em cada pata

É conhecida como polidactilia a anomalia genética que produz o aumento nos dedos das mãos e dos pés em seres humanos. Pouco comum no reino animal, quando se manifesta, o problema é motivo de surpresa e curiosidade. Esse foi o caso dos simpáticos irmãos Pudding e Baby, gatinhos da mesma ninhada, e que nasceram com seis dedos em cada patinha dianteira. De acordo com o site do jornal britânico Daily Mail, os bichanos chegaram no último domingo, 28 de março, no Centro de Adoção Blue Cross, no Reino Unido, e já se tornaram bem populares por lá.


Vale lembrar que, normalmente, os gatos possuem cinco dedos em cada pata dianteira e quatro nas traseiras. Especialistas, no entanto, explicam que apesar de raros, casos de polidactilia em animais existem. O mais curioso, no entanto, é que dois bichos da mesma ninhada apresentaram a anomalia.


Segundo a publicação, Pudding e Baby, ambos de nove anos, foram levados ao centro de adoção depois que seu dono desenvolveu uma alergia severa a pelos de gatos e precisou se desfazer deles. O problema dos bichanos, no entanto, não os impede de fazer sucesso e logo devem ser adotados por uma nova família. Nos Estados Unidos, por exemplo, os fãs de Ernest Hemingway são apaixonados pelos animais. Isso porque o famoso escritor recebeu de presente um adorável gatinho com seis dedos de um amigo, capitão de navio.



Em entrevista ao Daily Mail, Maggir Roberts, diretora Veterinária de Proteção de Felinos da Blue Cross, explicou que gatos com polidactilia eram muito apreciados por marinheiros antigamente. “Os dedos extras deles os auxiliavam a subir com mais rapidez nos mastros, diz a lenda”. Ela destaca também que o problema é uma condição genética que na maioria dos casos não gera nenhum mal aos animais.

Apesar de curioso, o caso não é único. Em 2002, o Guinness Book registrou o gato Jake, do Canadá, como o maior caso de polidactilia do mundo, com sete dedos em cada pata dianteira e traseira, num total de 28 dedos.
FONTE: Pet Mag

Gato atropelado “ressuscita” após 9 meses
Dono pensou ter enterrado seu pet, mas era apenas um animal muito parecido



Diz a lenda que os gatos têm sete vidas, mas verdade seja dita: ninguém realmente espera que o bichano, depois de morto, volte a viver não é mesmo? Apesar de surpreendente, foi exatamente o que ocorreu com Alfie, um gatinho tigrado que aparentemente havia morrido atropelado há nove meses, na Inglaterra.


Na ocasião, segundo o site do jornal britânico Daily Mail, um amigo de Angelo Petrillo, dono do animal, teria encontrado Alfie atropelado por uma moto em uma avenida perto de sua casa e acabou levando o corpo do bicho para ser enterrado. Mas na última quarta-feira, 24 de março, nove meses depois do incidente, algo, no mínimo, sobrenatural ocorreu. A esposa de Petrillo recebeu um telefonema de seus antigos vizinhos dizendo que Alfie estava vivo.

Em entrevista à publicação, Petrillo explicou que depois da morte do bichano, a família se mudou de casa com seu outro gato de estimação, Freddie. Foi justamente um de seus ex-vizinhos que entrou em contato para avisar que um gato tigrado estava tentando entrar desesperadamente na casa antiga. A princípio, o britânico achou que se tratava de um engano, mas quando o vizinho contou que o gato subia na caixa d’água e tentava entrar no quarto que era utilizado pelo casal quando moravam lá, logo se deu conta que esse era o comportamento típico de Alfie.

A partir de então, Katy, esposa de Angelo, passou a questionar o marido se o animal que ele havia enterrado no jardim era realmente Alfie. “Eu tinha 100% de certeza que tinha enterrado ele”, declarou o dono do bichano. No dia seguinte, no entanto, os vizinhos voltaram a ligar para a família, avisando que o mesmo gatinho passou a noite inteira miando tristonho. Depois da ligação Angelo contou que já não tinha mais certeza se havia enterrado seu gato ou outro semelhante.

Para não ficar na dúvida a família retornou à antiga residência para conferir se o gato era mesmo Alfie. E para surpresa e alegria geral, era ele! O animal havia perdido a coleira que costumava usar e também estava saudável e robusto, o que sugere que alguém cuidou dele nesses nove meses de desaparecimento. “Foi simplesmente inacreditável – o gato que eu enterrei há nove meses, o gato por quem eu estive enlutado por mais de um mês, está de volta”, comemorou Angelo.

Para garantir que Alfie e Freddie não se percam novamente a família resolveu microchipar os animais.

As únicas dúvidas que ainda restam são: quem era o gatinho que foi atropelado então? E onde está a sua família?
FONTE: Pet Mag

Gato preto torna-se policial na China

Um esperto gatinho preto foi promovido à policial na cidade de Chongqing, na China. Segundo o site britânico Orange News, o felino passava a maior parte de seus dias na delegacia. Até seguir os policiais em patrulhas o animal seguiu, e acabou sendo batizado pelos moradores da cidade como “Officer”. Com tanta eficiência, o gato foi adotado pelos oficiais.


Em entrevista ao jornal local Hualong Network, um dos policiais ouvidos declarou que ninguém foi reclamar a falta do bichano até agora. O policial disse ainda que Officer é muito rápido para subir em árvores e caçar ratos.
FONTE: Pet Mag
 
Pelo de gato pode ser usado como prova forense
Um simples pelo do bichano pode ser utilizado para incriminar suspeitos
 
 
 
Os cachorrões podem manter bandidos longe de sua residência, mas os bichanos podem ajudar a polícia a prendê-los. Como? Bom, quem tem gato sabe que por onde o animal passa derruba vários pelos, e estes grudam em tudo que é lugar. Inclusive na roupa, pele e sapatos de visitas, por exemplo. E, pelo menos nos Estados Unidos, os pelos do felino podem ser usados como prova forense.


“O aumento da popularidade do gato como animal de estimação promoveu, mesmo que inconscientemente, a distribuição de provas em potencial na cena do crime em milhares de lares”, explica o pesquisador Robert Grahn, em entrevista ao Discovery News. E o especialista continua: “o pelo do gato obtido de uma cena de crime tem o potencial de ligar cúmplices, autores, testemunhas e vítimas”.

Um simples pelo, que tantos donos reclamam que gruda na roupa, no sofá, é uma prova tão significativa que cientistas criaram um banco de DNA que permitirá que a pelagem do gato seja utilizada de maneira mais eficiente como prova em processos penais. O DNA mitocondrial, que tem alta taxa de mutação e por isso é mais perceptível entre indivíduos, é o foco dos cientistas.

Grahn e sua equipe do Departamento de Saúde da População e Reprodução da Universidade da Califórnia coletaram amostras de DNA de centenas de gatos que passaram por cirurgia de castração.

Uma outra forma de DNA, denominada standard short tandem repeat (STR), também já foi utilizada para condenar um acusado de assassinato. O canadense Douglas Beamish não imaginava que no bolso do seu casaco havia um pelo branco de gato grudado. Parece algo banal, mas os exames realizados no pelo do animal comprovaram que se tratava de um pelo do gato da vítima. Beamish cumpre pena de 15 anos de prisão.
FONTE: Pet Mag

Ração sustentável para gatos
Alimento será o primeiro do seguimento. Reino Unido receberá a novidade ainda neste ano




Os interessados no bem-estar animal receberam com alegria a notícia dada pelo The Guardian, na quinta-feira, 1° de abril. Segundo a publicação, a Mars Petcare, empresa dona de marcas como a Pedigree e Whiskas, se prepara para lançar ainda em 2010 a primeira ração sustentável para gatos. A fabricante passará a vender alimentos certificados pela Marine Stewardship Council, órgão que fiscaliza a pesca sustentável, ou seja, evita os maus tratos com os peixes envolvidos no processo e repõe na natureza os bichos utilizados.


Em entrevista à publicação, Mark Johnson, gerente da Mars Petcare no Reino Unido, declarou que a ideia surgiu depois que o fabricante percebeu o quanto as pessoas têm se preocupado com a sustentabilidade do planeta. “O documentário O fim da linha (que trata da pesca indiscriminada) teve um grande impacto”.Segundo Mark, a mudança veio em resposta ao crescimento na exigência pela utilização dos peixes nos alimentos de forma sustentável. Recentemente, a Mars deixou de utilizar espécies de peixes ameaçadas de extinção entre os ingredientes de seus produtos e foi também a primeira produtora de alimentos para pets a assinar um tratado da WWF sobre a utilização de frutos do mar.

Espera-se que até o Natal a Whiskas disponibilize para seus clientes europeus a versão sustentável de suas rações, um verdadeiro avanço para os ingleses. Vale lembrar que eles são considerados um dos mais exigentes e preocupados com o bem-estar animal do mundo. Agora resta esperar para ver quando o produto “verde” chegará ao Brasil.

 
Ongs:





Toca dos Gatinhos -http://www.toca.gatinhos.nom.br 
 
Gatinhos de Salvador-  http://www.gatinhosdesalvador.blogger.com.br/  


Gatos da Baixada - http://gatosdabaixada.zip.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário