terça-feira, 1 de setembro de 2009

Raça Turkish Angorá











Turkish Angorá :













Ai , nessa edição estamos tendo uma participação na sessão de raças , a participação de Nani Mariani , do Gatil Maragatos. Bom vamos começar :








- Você recebe muitos pedidos de filhotes dessa raça?








O Turkish ainda não é um gato conhecido no Brasil. Temos feito um trabalho de divulgação, participando de exposições e através de sites, orkut, facebook, twitter, bem como jornais e revistas especializadas, além de programas de televisão e mostras não competitivas. Isso tudo tem ajudado a difundir a informação de que, FINALMENTE, a raça já está sendo criada no Brasil. Maragatos é a primeira criação oficial da raça no Brasil. Em 2006 trouxemos 3 exemplares dos Estados Unidos.

No Brasil, convencionou-se chamar de "angorá" qualquer gatinho peludinho, principalmente no rabo, o que gera bastante confusão e atrapalha um pouco na divulgação da raça. Aos poucos, entretanto, as pessoas começam a compreender.




É uma raça mais indicada para que tipo de pessoa?

Por sua natureza brincalhona e afável, o Turkish é bastante indicado para crianças e idosos, principalmente os que gostam de companhia. Apesar de gostar de toda a familia, ele costuma se apegar a um dos membros. Isso faz dele um bom companheiro também para pessoas que morem sozinhas. Vale destacar que eles conseguem ficar sozinhos por longas horas, mas precisarão compensar este tempo no período em que o "dono" estiver em casa. Costumam seguir seus donos pela casa, A TODOS OS LUGARES, e adoram "auxiliar" nas tarefas domésticas, leituras etc. É um gato para pessoas que gostem de gatos ativos e brincalhões e que dispõe de algum tempo para lhe dar atenção. Não precisa ser longo tempo, mas tem que ter qualidade.

Os Turkish Angorás miam muito?

Os Turkish costumam "conversar" com seus donos. Não miam à toa, mas costumam manifestar com "gorgeios" suas necessidades e desejos. Rono na assim que pego no colo e adora ser acariciado.

O que fez você querer criar essa raça?

Apaixonada por gatos desde a infância, o Turkish sempre esteve no meu imaginário. Já adulta e criadora de outras raças, começei a estudar o Turkish Angora. Quanto mais eu pesquisava, mais eu me apaixonava pela raça. Decidi trazê-los e iniciar uma criação para auxiliar na conservação da raça (ela esteve à beira da extinção e ainda hoje não é muito criada no mundo todo) e para que outras pessoas pudessem ter o privilégio, como eu, de conviver com um exemplar. Foi a escolha certa, tenho certeza. O Turkish é o MEU GATO.

O país de origem dessa raça é a Turquia , foi a primeira raça de pelos longos introduzida na Europa , em meados do Século XVI. Esteve na moda nos círculos aristocráticos. Foi esquecida e quase desapareceu. No ano de 1962 o zoológico de Ankara lançou o programa para sua RECUPERAÇÃO , ele doou 4 exemplares para os EUA que serviram de base para a recuperação dessa raça em todo mundo. O turkish Angorá é afetuoso , educado e inteligente. É um gato indicado para crianças e idosos por sua docilidade. É brincalhão. Gosta de viver com uma só pessoa que divida com ele respeito e paz. A pelagem é semilonga e sedosa, necessita de escovação frequente. Atlético e bem proporcionado. De porte médio , é dono de um corpo robusto. Entre as coisas que ele adora: Subir em lugares altos e jogar , saltar. Um ótimo caçador , é extremamente carinhoso com o dono. Ele é também : curioso e divertido. Muito vocado , é dotado de uma grande gama de registros sonoros. Ele além de tudo isso é lindo , como você poderá ver nas fotos do Gatil Maragatos.




Clique nas fotos para ampliá-las.
Créditos a Nani Mariani , do Gatil Maragatos pelas fotos e por responder nossas perguntas.

Um comentário:

  1. Gostaria muito de ter um gatinho desta raça.Como faço para ter um gato destes?
    e-mail beth.margarites@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir