segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A Vet. Responde

            A Vet. Responde

A Vet. Responde é uma nova sessão da revista, onde você poderá tirar suas dúvidas com a vet. Beatriz Mattes!
Algumas dúvidas já foram enviadas e respondidas pela vet. Confira!

Sequelas?
"Bom dia dra. Beatriz!

Meu gato teve uma febre e levei a um veterinário que o medicou com Doxitrat.
Ele melhorou, mas depois de algum tempo começou a apresentar um tremos nas patas, como se tivesse
mal de Parkinson.
Ultimamente está com dificuldade até para subir nos móveis...
Ele tem 2 anos e meio.

O que ele pode ter tido para ficar com essa sequela?
Teria um tratamento para ele melhorar?
Muito obrigada"
Cristina

Bom dia, Cristina!
Quando ele começou a apresentar esses tremores você retornou no veterinário que o atendeu?? ele fez exames??
Porque essa alteração neurológica pode ter várias causas, que só pode ser definida através de exames!
Não me parece sequela do que ele teve inicialmente, já que o tratamento foi com doxiciclina (provavelemente se tratava de micoplasma haemofelis, um parasita do sangue).
Procure seu veterinário para que ele possa examíná-lo adequadamente e pedir os exames para complementar o diagnóstico, só assim você poderá tratá-lo adequadamente! E lembre-se que o quanto antes for fechado o diagnóstico maior a chance de sucesso no tratamento.

*********************************************************************************

Alimentação correta
Boa noite.

Minha pergunta é a seguinte:
"Tenho uma gata siamêsa que adotei em junho de 2007. Ela é castrada, não sai de dentro de casa, alimenta-se somente de ração. Atualmente compro Cat Show, pois acredito que é a melhor dentro do preço que posso pagar. Porém, não sei se por ser castrada, ou pelo sedentarismo, ou até mesmo pela marca e quantidade de ração que consumida, ela está muito gorda, pesando 6 kg.
Todos me dizem que isso é ruim pra ela, que ela pode vir a ter problemas de saúde. Me preocupa saber que posso estar prejudcando-a.
Existe uma dieta correta para gatos, indicando quantidade e marca da ração?
Agradeço pela atenção."
Iara Michalski
Novo Hamburgo / RS

Iara,

Realmente o excesso de peso é muito prejudicial, pode ter consequencias futuras como doenças endócrinas, osteoartrite, cardiopatias.
Você pode tentar comprar uma ração ligth para ela, e siga a recomendação da embalagem da quantidade diária, essa quantidade é pra ter uma idéia de quanto ela precisa por dia, mas sabemos que gatos fazem pequenas refeições durante o dia, portanto, essa quantidade deve ficar disponível para ela durante o dia todo.
Uma dica que te dou é para tentar que ela se exercite um pouco, você por exemplo "dificultar" a ração, colocar em locais um pouco mais altos, onde ela tenha que subir para comer (certifique-se que ela veja onde está e que consiga ter acesso) e ainda pode fazer brinquedos, como pegar uma garrafa pet, fazer alguns furos e colocar um pouco de ração dentro, assim ela tem que se exercitar com a garrafa pra ração sair e ela comer.
Se mesmo assim ela continuar ganhando peso, o ideal é procurar um veterinário para que ele possa preparar um programa de perda de peso para ela, com rações específicas, de acordo com o tamanho dela e condições de saúde.

*********************************************************************************

Gestação
"Sei que a gestação de uma gata é de 60 a 62 dias, mas se demorar alguns dias a mais é normal? Porque estou preocupada com a minha menina que está prestes a dar a luz. Obrigada!"

Simone Perpetua Paschoalino

Simone,

A gestação de uma gatinha dura em média 66 dias (podendo variar 2,9 dias - 62 a 71 dias).
O ideal é que haja um acompanhamento veterinário durante a gestação, exames como ultrassonografia devem ser realizados aos 30 dias e no terço final da gestação, e o raio-x pode ser realizado nos últimos dias para saber a quantidade de filhotes.
O parto pode durar até um dia inteiro, e é composto por algumas fases:
1º fase: nervosismo, lambedura, prepara o ninho, se esconde, ronrona, tem uma queda de temperatura (<37) e já apresenta algumas contrações leves, após 12 a 36 horas.
2ª fase: contrações fortes e nascimento. oque dura em torno de 6 horas (média) os filhotes nascem com intervalos de 30 a 120 minutos em média.
3ª fase: saída da placenta. ocorre em seguida.
Cuidado com stress!! não tente trocá-la de lugar, nem mexer, algumas fêmeas podem ficar muito estressadas, podendo até parar o parto e começar no dia seginte!
Fique atenta e tenha sempre o telefone do seu veterinário em mãos, caso aconteça algum problema na hora do parto é ele que deve te orientar adequadamente como proceder.



Mande sua dúvida para a Vet. Beatriz Mattes: revistagatosecia@hotmail.com *deverá constar nome, cidade e estado.

Um comentário: