terça-feira, 1 de junho de 2010

SAÚDE preste mais atenção em seu gato!

SAÚDE preste mais atenção em seu gato!

Os gatos não exteriorizam seus problemas de saúde para o mundo, e isto é um perigo para eles. Portanto você deve ficar atento para identificar se seu gato está doente! Os gatos não demonstram quando estão doentes por que, em estado selvagem, qualquer fraqueza é um convite fatal para os predadores e rivais. Mas prestando atenção você pode identificar se seu gato está doente. Mesmo que os gatos sejam solitários, ao longo do dia eles interagem com o dono e a família, um gato que opte por ficar sozinho por 24 horas ou mais, está provavelmente com algum problema, assim acontece quando, por exemplo, um gato brincalhão deixa de ter interesse por brinquedos, ou um gato apático que se recusa a se mover, pode estar em perigo. Também não se engane com o ronronar do seu gato, isto, combinado com mau-humor e atitude defensiva pode ser, ao invés de contentamento, um sinal de dor.


Sabendo quando recorrer ao veterinário:

* Ver a temperatura do gato quando ele dá sinais de que algo pode não estar bem, é uma informação útil se tiver de recorrer ao veterinário. A temperatura de um gato deve ser entre os 38,3 e 38,1 graus Celsius. Um ligeiro aumento pode ser normal, mas se a temperatura do seu gato chegar aos 40 graus, deve levá-lo ao veterinário imediatamente. Temperaturas abaixo de 38 graus podem também sinalizar alguma coisa grave.



* Procure por qualquer aumento ou diminuição radical do apetite do seu gato, ou sede.


* O seus movimentos intestinais devem ser regulares e suas fezes consistentes. Se vir sangue, parasitas ou coisas que se parecem com grãos de arroz nas fezes, colha uma amostra de fezes a partir da caixa de areia, coloque num saco plástico limpo e leve ao veterinário para testes. A obstipação também pode ser motivo de preocupação.


* Aumento da frequência urinária, geralmente combinados com um aumento notável na sede, é um sinal clássico de várias doenças, tais como insuficiência renal ou diabetes. Urina turva ou com sangue, dor ao urinar ou vocalização enquanto urina, também merecem uma visita ao veterinário.


* Vómitos e diarreia são sinais comuns e podem ser causados por um distúrbio gástrico simples ou podem ser um sinal de algo mais sério. Vómitos constantes, vómitos projectados ou com sangue, podem indicar um problema grave no estômago. A diarreia persistente pode indicar uma série de doenças graves.


* Espirrar ou tossir, muitas vezes acompanhado por corrimento nos olhos, indicam geralmente uma constipação ou gripe. Estes sintomas geralmente desaparecem ao fim de alguns dias, mas se eles persistirem acompanhados de apatia extrema ou, principalmente, perda de apetite, consulte o veterinário.


* Anemia, detectada pela gengiva e língua pálidas, e falta de energia e de apetite, é geralmente um sinal de algum outro distúrbio. Se observar estes sinais no seu gato, uma visita imediata ao veterinário justifica-se.
 
Sinais de que seu gato está bem:
 
- Atitudes: vontade de brincar; atenção; espírito alerta

- Energia: apropriada à idade do gato; prontidão para a brincadeira
- Olhos: brilhantes e lustrosos; sem secreções ou névoas
- Orelhas: limpas; cheiro a humidade, mas não desagradável
- Nariz: húmido e ligeiramente frio; um leve secreção clara é normal
- Respiração: o hálito não deve ser desagradável; deve inspirar e expirar sem dificuldade
- Higiene: O gato deve limpar-se regular e cuidadosamente
- Dentes e gengivas: dentes limpos com pouco ou nenhum tártaro; gengivas bem unidas aos dentes e rosadas; deve ter bom apetite.
- Pele: limpa e clara
- Pêlo: limpo, brilhante e saudável; a queda de pelo é normal, dependendo da estação do ano.
- Urina: nenhuma dificuldade ou nervosismo ao urinar; urina clara
- Fezes: nenhuma dificuldade em defecar; fezes sólidas e bem formadas

8 comentários:

  1. será que você pode mim ajudar?

    eu tenho um gatinho persa o nome dele é Black tem 5 meses de idade. Desde os 3 meses ele tem micose por esse motivo levei-o a um veterinário ele passou um remédio de chiringue, até que funcionou mais a micose continuou crescendo ai levei ele de novo. Ele passou uma pomada. O problema é que a micose é bem encima do olhinho dele e agente aqui em casa passava assim mesmo, quando terminávamos de passar ele passava a patinha em cima a e botava no olho. A pomada é um veneno e ontem vim perceber que um olho esta com a bolinha preta um pouco clara e o outro olho normal. Parei de passar os remédios e estou preocupada que meu gatinho fique cego...

    Obs: Algumas veses quando eu estava passando a pomada Black babava muito. Não se era frescura...

    Agradeço desde de já.

    Ass: Mayara Feitoza Santos

    Qualquer ajuda email: mayara_feitoza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. oi tenho um gatinho q peguei na rua alias dois mas um cresceu e o outro nao come normal mas anda com asa perninhas de traz abertas e tem uma barriguinha maior q o normal.serae tem uns desmaios mas ele brinca e tudo mas na hora q desmaia depois q passa dorme muito e parece q nada aconreceu e ele fica geladinho.

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma gatinha, a Bia, castrada toda branca com orelhas e nariz cor de rosa e depois que uma nova gatinha chegou, a Mel, cheia de energia e super ciumenta querendo ocupar e fazer tudo o que a Bia faz, de imediato o humor da Bia mudou, depois entrou em estresse e ficou um tanto deprimida, pois enquanto a Mel achava que estava brincando com ela, a Bia achava que estavam brigando. Passado alguns meses, a Mel ficou maior que a Bia e agora a Bia está apática. Come e bebe normal, suas fezes e urina estão normais, já levei ao veterinário, a cor rosa está desbotada e ela está apática. Como devo proceder para reanimá-la? (MRFS)

    ResponderExcluir
  4. Oi meu gatinho está doente, ele está apático, não quer comer e vomita muito mas nada sai no vomito dele so uma aguinha clara avermelhada mas acho q era o corante da ração...ele come Wiskas e Wiskas sache... mas to achando q ele pode estar com verme ou infecção porque virou o lixo certa vez...mas outra coisa me preocupou foi que ele pulou varias vezes do meu guarda roupas na cadeira, mas ela era afofada, mas 2 vezes eu nãoo vi e ele pulou no chão, foi até daí q pus a cadeira em baixo pra ele não se machucar.
    Dei remédio contra vermes hj e ontem 1/4 de bactrim diluido, ele parou de vomitar mas ainda não vi um cocô dele, estou esperando ele melhorar, mas pelo menos hj ele procurou comer pouco e ta andando parou de se esconder...Obrigada

    ResponderExcluir
  5. bom dia eu já houvi dizer que essas raçôes umidas de sachê sâo um veneno para o figado dos gatos,que so se pode dar raçâo seca isso é mito ou é verdade??

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. oi boa tarde , tenho um gatinho e ele esta com o nariz branquinho e seco estou muito preocupada , ele é muito danando , tudo que vê come , as vezes sobe na pia e come a bucha de lavar prato , escondo mais ele sobe na pia e acha , estou preocupada porque ele pode ter comido junto algum resido de sabão , sera essa a causa do focinho embranquecido e seco ?

    ResponderExcluir
  8. Olá, meu gato não está querendo comer,estava meio tristonho pois tinha visitas em casa e ficaram por alguns dias,ele agora esta reagindo melhor mas nao come a ração faz xixi e bebe água normalmente e tinha sido castrado recentemente oque sera que posso fazer por meu gatinho?


    ResponderExcluir