quarta-feira, 1 de abril de 2009

PRIMEIROS SOCORROS : O que fazer ?

PRIMEIROS SOCORROS : O que fazer ?


Acidentes

De vez em quando o gato parece realmente ter sete vidas. Seu corpo é tão flexível que lhe permite "escapar" de alguns acidentes que poderiam ser bastante graves. Mas ele não está livre de se machucar. Ele pode ser atingido por um automóvel, por uma pedra, ou ficar entalado numa porta, cair de grandes alturas ou ainda ser maltrado por um cão ou outro gato.

Se isso acontecer, você estará pronto para salvar seu gatinho — ou, pelo menos, aliviar a sua dor — tomando algumas atitudes práticas e rápidas enquanto o veterinário não chega.

Mesmo que não pareça, certamente seu animal estará sentindo dor. Assim, mesmo o mais calmo gatinho pode se tornar arredio, arranhar ou tentar fugir. Você deve tentar mantê-lo calmo, sob controle e dentro de um local fechado e seguro. Não lhe dê nada para comer. E também não pense em dar estimulantes à base de álcool nem aspirina.

Se tiver que pegar um gato ferido, ponha um lençol sob seu corpo e leve-o como se fosse numa maca. Outra opção é segurá-lo pela nuca com uma das mãos e apoiar o seu corpinho com a outra. Deite-o numa superfície lisa, num local tranqüilo, e cubra-o com um cobertor. Se possível, coloque uma bolsa de água quente, envolvida num pano, junto dele. De preferência, peça para alguém segurar o animal para que você fique com as mãos livres para examiná-lo melhor.

Comece então a examinar os seus ferimentos. Tente verificar a pulsação pelo lado de dentro da coxa, no ponto onde a perna se junta ao corpo. Se a respiração for irregular ou inexistente, abra a boca do gato e procure retirar qualquer corpo estranho, saliva, sangue ou vômito. Em casos extremos, administre a respiração artificial.

Se o gato estiver sangrando muito, cubra a ferida com um pedaço de pano limpo, algodão, gaze, lenço e prenda-o firmemente com uma atadura. Se não puder enfaixar a ferida, segure o lenço, gaze ou algodão com firmeza. Em seguida, leve o animal imediatamente ao veterinário. Se possível, peça para alguém contactar o consultório e preparar a equipe para o atendimento de a uma emergência.
Asfixia

Algumas medidas práticas podem evitar que o animal fique sufocado. Se seu gato usa coleira, escolha uma que tenha uma parte elástica. Nunca dê ossos cozidos para ele mastigar: eles podem partir-se em lascas e fazer com que o animal se engasgue ou se corte gravemente. Ossos de porco, galinha e peixe são particularmente perigosos, mesmo se não estiverem cozidos. Os únicos ossos seguros são os osssos grandes, de carne bovina, como os de rabada.
Quando um gato está engasgado o mais importante é agir com rapidez. Se o animal estiver com coleira, tire-a imediatamente.
Se você não conseguir tirar o que está provocando a obstrução, pegue o gato pelas duas pernas traseiras e gire-o em círculos. Assim a força centrífuga explusará o objeto estranho. Se isto não funcionar, tente usar uma pinça e, por último, a respiração artificial (boca a boca).



Queimaduras

A inclinação natural do gato pelos locais quentinhos pode acabar em acidente. Por um erro de cálculo, ele se aproxima de objetos realmente quentes, como chapas elétricas e até mesmo fogo. Se isto acontecer e ele se queimar, basta um tratamento caseiro que consiste em banhar com água fria a área queimada ou escaldada e cobri-la com pomada anti-histamínica.
Envenenamento
Os sintomas comuns em envenenamento são o vômito e a diarréia persistentes, muitas vezes combinados com tremores e calafrios. Verifique se ele entrou em coma. Caso esteja inconsciente, leve-o imediatamente ao veterinário.
Se ele ainda estiver consciente e você souber que ele ingeriu uma substância corrosiva, como ácido ou soda cáustica, lave rapidamente a boca do animal com água. Se tiver à mão uma seringa comum (de plástico descartável sem agulha), use-a para fazer uma lavagem estomacal. Segure o gato com frimeza e acalme-o, conversando delicadamente com ele. Empurre a ponta da seringa na parte lateral da boca, atrás dos dentes caninos, pingue o leite. Mantenha a boca virada para cima para que o leite não escorra para fora.
Outra opção é abrir a boca do gato e despejar o líquido com a ajuda de uma garrafa ou copo. Depois, faça-o beber bastante água ou leite, para que o veneno possa se diluir sem provocar crises de vômito, pois o vômito de uma substância corrosiva queimará a boca e a garganta do animal. Em seguida sirva-lhe uma refeição com pão e água ou mingau.
Se tiver certeza de que o gato ingeriu uma substância não-corrosiva, faça-o vomitar o mais rápido possível. Para isso, faça com que ele tome um cristal de bicarbonato de sódio com o tamanho similar ao de uma avelã. Ele deverá vomitar em aproximadamente cinco minutos. Se você não tiver bicarbonato de sódio, use uma solução de uma parte de mostarda em pó diluída em vinte partes de água.
Seja qual for o tipo de veneno ingerido, leve o gatinho ao veterinário, com frascos e etiquetas da embalagem do veneno. Se você não souber o tipo de veneno que ele ingeriu, trate como se tivesse sido corrosivo.

Mordidas
Ferimentos de mordidas representam uma situação bastante comum entre os felinos. Dependendo da gravidade, podem ser resolvidos num pronto-socorro caseiro.
A mordida de cão pode provocar um ferimento profundo e extenso. A primeira providência é bloquear o ferimento. Se for pequeno, a pressão de dois dedos pode ser suficiente. Do contrário, deve-se enfaixar, apertando bem a parte atingida e levar o gato ao veterinário.
Se a ferida não parecer séria, e for pequena, pode-se lavá-la com solucão de sal de cozinha ou de bicarbonato de sódio. Não utilize desinfetantes — alguns veterinários afirmam que eles podem inflamar os tecidos e retardar a cicatriz. Se a intervenção do veterinário puder ser feita em 24 horas, é preferível deixar a ferida aberta.
Se o ferimento for causado por outro gato ou rato, há o perigo de que se forme um abcesso. As mordidas desse tipo provocam uma ferida pequena como uma picada, difícil de localizar. Leve o gato para o veterinário para que ele seja adequadamente medicado (provavelmente com uma injeção de antibióticos).

25 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. oie meu gato saiu ntem anoite e guabdo acordei ele tava prostado na varanda!
    coloquei ele dentro de casa com o corpo todo molinho
    ele foi pra debaixo da cama!
    depois peguei ele e dei ele leite ele vomitou deixei ele deitado, fala com ele e ele so balançava o rabinho.
    depois dei ele de novo leite e ele vomitou novamente.
    agora ele ta prostado e deitado na varanda, a minha mae nao esta aqui para levalo ao veterinario!
    o que devo fazer com ele?!

    ResponderExcluir
  3. Olá, a minha gatinha tem 2 meses e ela desapareceu ontem e hoje encontrei-a na rua quase morta. Está muito fraquinha e penso que tem a perna partida mas não sei o que fazer para a ajudar. Tenho 15 anos e os meus pais não querem gastar dinheiro no veterinário... o que faço para ela não morrer? Ajudem-me!

    ResponderExcluir
  4. OI meu gato ta muito mal eele comeu plastico e não come nada, só fica deitado o que devo fazer sem a procura de um veterinário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI jacke.. vc deu remdio??? o que aconteceu ??quero saber pq meu gato ta na mesma situação !!!!aguardo resposta!

      Excluir
  5. ooi ese saiti nao é bom de boas

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, minha gata foi mordid POR OUTRA GATA, MAIS ELA NEM DEIXA EU CHEGAR PERTO DO MACHUCADO DELA E EU PUDE PERCEBER QUE ELA ESTA SANGRANDI, NÃO MUITO MAIS ESTÁ, E NÃO PARECE SER SANGUE VIVO, O QUE EU FAÇO?

    ResponderExcluir
  9. oi meu gato parece que comeu alguma coisa que deixou sua barriga muito dura e nao consegue fazer coco, e qndo fui levantar ele escorreu xixi com sangue, ele nao come e nao bebe nada.... o que devo fazer se alguem souber me ajude.

    ResponderExcluir
  10. o meu gatinho(tigrão)ele tomou veneno ja dei leite mais ele ta se tremendo com respiração forte .... sera que ele sobrevive?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. N SEI N PQ O MEU MJORREU HJ E EU FIZ A MESMA COISA Q VC A MELHOR COISA Q TE A FAZER É LEVAR NO VETERINARIO PARA FAZERA LAVAGEM E TOMAR SORO E FICAR UM DIA INTERNADO TO SENTINDO MUITA FALTA DO MEU GATINHO LEVE NO VETERINARIO É A MELHOR COISA NEM VC SOPFRE NEM ELE

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho 2 gatos que pararam de comer ha 2 dias atras, 1 deles forçou para comer e vomitou toda a ração, leite e algumas penas pretas, no dia seguinte ele melhorou
    O outro continua sem comer, a principio eu pensei que seria o mesmo problema dos 2, mas o outro continua sem comer, nem beber, não faz coco e nem xixi, ele parace estar engasgado, como se algo atrapalhasse sua carganta, toda hora ele faz como se fosse vomitar mas não sai nada, 4x ele fez uma barulho alto com a boca aberta como se estivesse arrotando, ja dei merciptol para ele que seria em caso de intoxicação.
    Ontem ele estava no jardim de casa eu levei ração em patê para ver se ele comia e ele não comeu, quando voltei para ver havia uma perninha de aranha listada dentro da vazilha, então eu não sei se nessas ancias que ele teve ele soltou esta perna da aranha dentro do prato, seria a explicação mais plasivel para aquela perna perna de aranha estar lá em menos de 10 minutos.
    Sera que existe alguma entoxicação ocasionada por estas aranhas de jardim, caso ele tenha comido alguam?
    Sera que alguma aranha picou a garganta dele, isso é possivel?

    Ele continua tendo ancias e não sai nada, o unico veterinario que tem por aqui tem muito serviço e parece medico de postinho não da atenção e tambem não vem buscar meu gato, pois é muito ocupado!

    NÃO SEI O QUE FAZER!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente tenho um gatinho pekenino pegei na rua por mal tratos..cuido dele e agora ta bonitinho..ontem deixei ele brincando com minha filha em casa e fui no quintal da casa com 2 minutos minha filha veio gritando dizendo q o gatinho
      tava morrendo..fikei desesperado sem saber o que fazer..minha esposa olhou na boca dele e disse q vio algo
      lá no fundo da garganta...logo em seguida ela pois o dedo mindinho e ele ja tava desmaiado com falta de ar...minha
      solução foi tapar o nariz dele e assoprar na boca..logo em seguida ele tussiu e voltou a resperir..tava com os olhos pra
      saltar...hOJE Ele ja amanheçeu bozinho pela
      manhão não comeu nada agora atarde ja alimentou..Alguem pode me dizer que foi isso..e se fiz certo..acho q sim pq se demoro 2 minutos achava meu gatinho morto...não dormi essa noite de preocupação..Alguem me ajuda ai pra saber se foi engasgado me de uma dica pq ele ficou assim de uma hora pra outra se engasgou...ou o q foi? Onde moro não tem veterinario cidade pekena..POR FAVOR ME ajude ai..sE DEPARR COM ESSE PROBLEMA POR AI...PEGEI MEU GATINHO TOTALMENTE SEM VIDA..SERÁ Q FIZ CERTO?.

      Excluir
  13. Eu tinha um gato que acabou de morrer ;(
    ele veio pulando do telhado e começou a se tremer a se bater sozinho e tava babando muito. fiquei com medo de fazer algo pois não sabia oque era. Ele morreu duro de olhos abertos. Foi horrível,chorei e to chorando muito, eu adoro gatinhos desde pequena tive uns quantos, uns fugiram, outros apareciam atraz de casa rsrs...sempre muito fofos. Mais hoje foi a primeira vez que eu vi um deles morrerem. Engraçado que 5 dias antes eu bati umas 3 fotos dele =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele estava envenenado,vou te dar uma dica,pois já salvei meu gato em pior estado,tem que ser tudo rapido,vá a uma agropecuaria e compre vitamina k,aplique 2 ml nele, em seguida, aplique 0,5 de atropina com 2ml de antitoxico,tudo tem em agropecuaria,garanto que vc tem coragem de aplicar no seu gatinho,eu tive, ou era ele morrer ou eu ter coragem de aplicar,esses medicamentos são baratos,e salva a vida do seu gato,ou então leva na agropecuaria e eles aplicam.o meu até vomitou sangue e se salvou.

      Excluir
  14. Querida! Não se dá leite nem a animais nem a seres humanos envenenados... Já é provado científicamente que só acelera o envenenamento.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. telem as grades, janelas e portoes, castrem os gatos e nao os deixem sair, eh a forma mais segura de evitar envenenamentos

    ResponderExcluir
  16. boa tarde!jogaram alguma coisa pro meu cachorro comer,acho que colocarão soda,porque ele tá babando e não consegue beber nem comer,hoje fui olhar na boca dele,tá cheio de feridas,o que fazer?

    ResponderExcluir
  17. Galera, se vocês amam mesmo seus animais não procurem remédios caseiros, levem com urgência a um veterinário. Seu pet vai ter mais chances de viver se for levado rapidamente depois de ingerir um veneno ou se machucar.

    ResponderExcluir
  18. galera hoje o gato comeu veneno ele tava morto emsima da laje e ele se mexia mais nao levantada dei leite e mingau ele vomitou e ele ta muito rui dei agua mesmo assim ficou ruim,mm coitado jente quem dei remedios e nada mais deus e com o meu gatinho e depois ele morreu com o olho aberto e nao sei ooque fazer .NAO TRATE MAL O SEUS BICHINHO DAQUI UM DIA VC VAI SER UM BOM VETERINARIO.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Semana passada o meu comeu uma aranha venenosa e levei para o veterinario no dia seguinte ele passou água de coco para hidratar e um antibiotico só que o gato não consegue comer, ja faz uma semana e ele ainda nao come, as vezes mastiga algo mais sempre joga fora ele mia pedindo comida mais so olha, me dizeram que era assim e depois melhora só que quero saber quanto tempo demora pois estou dando agua de coco e leite na seringa e nao aguento mais.

    ResponderExcluir